quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cidadão Ernesto Silva

O cidadão Ernesto Silva, médico e educador, faleceu aos 95 anos, em 04 de fevereiro de 2010. Conheceu Brasília desde os decretos que autorizaram a construção da nova capital. Acompanhou Juscelino Kubitschek durante a ocupação do espaço onde surgiu a cidade-arte. Foi um dos paladinos em defesa do patrimônio cultural da humanidade. Um homem simples, sincero, sagaz, satírico, sábio. Não esmoreceu para não desmerecer.
Não fez concessões aos que pretenderam, desde o início, adaptar Brasília à ganância individual e aos interesses da expansão imobiliária a qualquer custo.
Brasília foi construída para divertir os artistas do urbanismo humano, promover as facilidades do planejamento e da administração do país e cultivar o ambiente propício ao exercício do poder democrático.
Brasília, para Silva, é um projeto urbanístico estabelecido com princípios,, normas e preceitos que a distingue de outras cidades. Sempre defendeu o projeto original, sem opor-se às adaptações coerentes nele implícitas, mas não aceitou imposições artificiais mesmo vindas de arquitetos famosos e com preferência na apresentação de novos monumentos.
Silva morreu contrariado com as contínuas agressões cometidas pelos vândalos da construção civil, promotores da futura bolha imobiliária que atingirá a capital do país.

Nenhum comentário: