terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SE VOCÊ QUISER

Se você é brasiliense ou adotou esta cidade para viver, há motivos de sobra para orgulhar-se de tamanho privilégio. Aqui você pode se admirar, se indignar, se chocar, se emocionar, rir às gargalhadas, se entristecer, exercitar a paciência, se isolar sem precisar ir a Bagdá, a Teerã, a Istambul ou a Miami.
Ofereço pistas e trajetos, situações e cenários brasilienses para sentir, num só dia, essas emoções que vão do engraçado ao trágico e passam suavemente pelo dramático.
Não se irrite se sua diarista que saiu de Valparaíso com o ônibus das 6h da manhã e não chegou ao trabalho às 8h.
Use as confortáveis e acolhedoras passagens subterrâneas para ir das quadras duzentos às cem se for adepto de caminhadas.
Ouça pela CBN, ou pela TV/Senado ou TV/Câmara os extraordinários prestidigitadores Jucás, Vaccarezas, Sarneys, Bulhões, Bolsonaros.
Vá à posse do senador Jader Barbalho e surpreenda-se com os aplausos da democracia eleitoral.
Não perca as sessões, ali mesmo, na Casa do Povo, em que suas excelências defendem o ajuste e o aumento dos seus magros proventos.
Pare diante do Museu Nacional e procure cuidadosamente uma sombra para descansar de sua caminhada.
Passe, em velocidade reduzida, pelas pistas da BR 060, entre a Samambaia e Recanto das Emas e reflita, diante das montanhas de lixo e entulho, sobre o apreço explícito do brasiliense para com a natureza.
Vá aos bares da moda, num final de qualquer tarde, tente fazer-se entender ou ouvir a frase inteira de seu amigo ou amiga, embaixo de quatro aparelhos de TV em quatro canais diferentes.
Caminhe pela Esplanada dos Ministérios, onde provavelmente não haja nenhum ministro, e admire, durante um dia, os monumentos que se podem ver nos dez quilômetros de extensão, levando a providencial garrafa de água.
Tente estacionar seu carro no Setor Comercial Sul às 11h da manhã.
Durante o período escolar, dirija-se à porta das escolas públicas dos bairros de Brasília, à hora da saída e compreenderá o mistério por que o Brasil está entre os últimos colocados na “lista educação”.
Acredite, se quiser, quando os administradores do GDF dizem que vão resolver o “problema”ou a “questão” do transporte público por meio de ciclovias de passeio.
Para sua tranquilidade emocional, em Brasília se juntaram todas as verdades e as mentiras do Brasil. Aqui, uma coisa pode ser verdade e mentira ao mesmo tempo. Brasília é, por isso, fascinante.
Relaxe. Brasília é uma cidade linda, moderna e engraçada. Ela nos tornou igualmente lindos, monumentais, gregários, bucólicos, modernos e engraçados.

 Não poupe seus comentários. Envie-os pelo e-mail:

Nenhum comentário: