sábado, 31 de dezembro de 2011

ADEUS PLANETA TERRA


A leitura dos hieróglifos maias revelou que um fenômeno abrupto na rota do planeta Terra mudaria o curso da história da humanidade. No equinócio do outono, no hemisfério sul e da primavera, no  hemisfério norte, uma inesperada atração magnética do Sol inclinaria o eixo da Terra, produzindo-se uma freada brusca do nosso planeta que gira a 107 mil km/h. Pela lei da inércia, tudo irá ao chão. Os oceanos cobrirão todos os continentes. O ventre da Terra cuspirá fogo pela boca de todos os vulcões. A catástrofe não será lamentada por sobreviventes nem os departamentos de prevenção de desastres seriam acusados de inoperância ou de desvio de dinheiro.
Estou ainda em 2011 e posso imaginar, se um único brasileiro sobrevivesse ao acontecimento final, que teria ele a lamentar.
Aquela dinheirama toda do pré-sal misturada com lavas.
O ganhador da loteria de fim de ano que mal começara a comprar fazendas e o carro importado.
O PIB do ministro da fazenda que levaria o Brasil para a posição de quarta potência mundial.
A frustração da Copa do Mundo de futebol que consagraria o Brasil como hexacampeão, e todos os estádios em ruínas irreconhecíveis.
Os bilionários e seus aviões a jato mergulhados em profundidades oceânicas inalcançáveis.
O Prêmio Nobel de literatura, ciências e artes, não contaria com o aparecimento de um escritor de ficção científica ou pintor de natureza morta.
Os milhões de brasileiros que acabaram de sair da extrema pobreza para comprar sua casa, seu computador, uma cama decente, um celular pré-pago, um carro de segunda mão, um panetone para o Natal e conhecer outras delícias da classe média.
Esse único brasileiro, privilegiado e honesto, lamentaria que os indiciados do mensalão, os acusados de peculato e prevaricação, os assaltantes do Erário público, os anistiados de ficha suja tivessem morrido antes das devidas condenações.
Lastimaria a universal injustiça que milhões de miseráveis e famintos tivessem perdido a oportunidade de sentar num bar de esquina e comprar um refrigerante de cupuaçu aos filhos com o dinheirinho ganho como assistentes de pedreiro de uma construtora de Brasília do único bairro ecológico da América Latina.
Como não estarei aqui no equinócio do outono, apresso-me em publicar esta crônica, antecipadamente, com risco de não ter leitores depois da catástrofe.
Deixo, neste finzinho de 2011, meu adeus ao planeta Terra, sabendo que ele continuará, sem nós, sua rota interplanetária cheia de surpresas astrais nas celebrações do zodíaco.

Não poupe seus comentários. Envie-os pelo e-mail:
eugeniogiovenardi@gmail.com


Nenhum comentário: