terça-feira, 18 de junho de 2013

UMA ZONA LIBERADA


(Foto: Zona livre e intocada do Sítio das Neves. Pedras, água, árvores e macacos-prego.)


Neste meu lugar, onde passo dias da semana – Sítio das Neves – que declarei zona liberada da ganância industrial e do consumo obsessivo, a natureza penetra o íntimo do ser e produz um estado de satisfação metafísico.
As árvores, pacientes, não reclamam outro lugar. Não têm interesses. São tolerantes com a diversidade ao seu redor. Diversidade no tamanho, mas essencialmente iguais na origem.  Olham para cima onde encontram o Sol e as estrelas da noite. Voltam-se para os lados entrelaçando-se carinhosamente e abraçando-se fraternalmente com as vizinhas.
Trabalham intensamente, em silêncio, transformando carbono em oxigênio. Laboratórios de fotossíntese. Olho para elas, grandes e pequenas. Nenhum temor, nenhum medo. As que nasceram depois de mim e já morreram, cumpriram seu destino. As que nasceram antes de mim, com certeza sobreviverão ao meu curto destino. Levarei comigo a lembrança delas. E elas consolidarão a serenidade da floresta, a quietude das horas, o silêncio da noite, a continuidade da vida.


Nenhum comentário: