quarta-feira, 5 de junho de 2013

NATUREZA, O QUE É




Todos os dias são dias de melhorar o ambiente em que se vive.
Ter definição clara e universal de natureza é essencial para compreendê-la, dialogar com ela sem transformá-la num objeto de adoração. Natureza não é outro nome para Deus. Esta atitude mental se origina da superstição. Superstição quer dizer algo que está em cima e amedronta. A natureza não premia nem castiga.
Confundir fenômenos naturais, chuvas, raios, tornados, tempestades com possíveis efeitos desastrosos sobre os serres vivos é escorregar para a superstição. É imaginar que a natureza conscientemente decidiu castigar a espécie humana por suas imprudências e erros de cálculo.
Diante de eventos desastrosos para a vida humana e outros seres animados há que se medir resultados e reações referentes às ações empreendidas. Não há vinganças da natureza. Há efeitos da ação e do comportamento mútuo realizado entre todos os seres vivos da natureza. Nenhuma ação dos seres vivos é isolada. Tudo se move ao mesmo tempo. É um sistema complexo de entradas e saídas. Uma árvore cortada produz efeitos sistêmicos: menos oxigênio, mais dióxido, menos água, menos umidade. Todos esses “menos” atuam sobre todos os seres vivos de um local ou de um bioma. São reações às ações.
Não só o machado pode abater uma árvore ou uma floresta. Um tornado, um raio, uma tempestade, um terremoto pode causar desequilíbrios entre os seres vivos e suas relações. É uma vantagem e, ao mesmo tempo, uma desvantagem pertencermos ao mesmo sistema de interdependência e de sermos partes integradas de um conjunto. É a natureza das coisas (Lucrécio).
A natureza, em sua definição mais ampla, inclui todos os seres inanimados (compreendidos os fenômenos físicos), os seres animados e os seres conscientes. A espécie humana foi a única, até o momento, que evoluiu para a consciência de si mesma e compreensão de todos os demais seres. Seu comportamento no conjunto integrado e interdependente dos seres deve refletir a consciência e a compreensão.
Como matéria e ser consciente, sua grandeza está em compreender qual é seu papel na interdependência permanente dos seres para a reprodução da vida. Todos os seres vivos estão em linha de sucessão, de transmissão de seu DNA. Esse é o ponto crucial da compreensão e da demonstração da consciência do ser humano.
Trata-se de integrar ações produtivas e criativas no conjunto da natureza, menos que dominar os seres animados e inanimados. É um processo contínuo de alimentação e realimentação (feedback) do conjunto denominado natureza. Precisa lembrar que o poder consciente da espécie humana é tão impotente diante de um tsunami ou manifestação de leis físicas quanto um coqueiro da praia. Pode até prever a manifestação de fenômenos físicos, mas não pode impedi-los. São as leis da natureza. É a natureza das coisas.


5.6.2013

Nenhum comentário: