terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ÁGUAS TOTAIS

A água é um bem pessoal e deve ser olhada e respeitada como parte da vida de cada um. A gota de suor tem que ser reposta com uma gota de água. Uma garrafa, um plástico, um toco de cigarro, um escarro, o lixo da casa jogados no chão são ataques à própria vida individual. Somam-se à poluição que produzimos com o uso abusivo do carro particular, com as queimadas que destroem as florestas.

A água constitui uma das características que diferenciam nosso planeta de outros. Nenhum tipo de vida é possível sem água.
Duas concepções opostas conflitam-se. De um lado, os que consideram a água um bem econômico a ser vendido e comprado com objetivo de lucro. De outro, os que acreditam que a água é um bem a ser preservado para estar disponível às pessoas e à natureza.
Grandes empresas que engarrafam águas vêm secando os aqüíferos locais, poluindo o meio ambiente e cobrando milhares de vezes mais do que se fosse colhida das bicas ou fontes públicas.
Respostas para preservar a água: reaproveitamento das águas; agricultura sustentável em vez de agricultura industrial; reforma maciça nas infra-estruturas; preservação e recuperação de sistemas hídricos destruídos; leis severas contra a poluição; limitação do crescimento industrial; tecnologias adequadas a cada lugar; fim das grandes represas; limitação rigorosa de exploração dos aqüíferos; controle demográfico mais eficaz..
Em 2004, a Turquia e Israel se preparavam para assinar um acordo singular. Israel forneceria armas à Turquia em troca de água doce transportada em navios-tanque. 50 milhões de metros cúbicos por ano em troca de tanques de guerra israelenses.
A falta de água torna a vida impossível em vários locais do mundo e provoca migração de populações inteiras.
Cada dia mais pessoas precisam de água e a necessidade cresce com o aumento do padrão de vida. Recebem água limpa e a devolvem suja. A indústria que era a pior poluidora melhorou em diversos países. Mas a agricultura não melhorou. Grande parte do esgoto das cidades vai para os cursos de água ou lagos.
Um metro cúbico de água contaminada deteriora mais de 10 metros cúbicos de água pura. Nosso hábito de nos desfazer de refugos desperdiça o equivalente a duas vezes a vazão anual do rio Amazonas.
Pessoas de diversos continentes estão condenadas à água suja para suas necessidades diárias de limpar, cozinhar e beber. As doenças disseminadas pelas águas provocam entre 5 e 10 milhões de mortes no mundo por ano, segundo relatório das Nações Unidas.
O maior volume de água consumido vai para a agricultura. Foi por causa da irrigação que o mar de Aral, na Ásia Central, morreu. Do Distrito Federal dezenas de córregos e centenas de nascentes secaram pela descontrolada ocupação de áreas de preservação de mananciais e pela agricultura extensiva.
Na Ásia Ocidental, nações brigam pelas águas dos rios Yamak, Eufrates e Tigre. México e Estados Unidos discutem sobre os rios Colorado e Grande. O Egito, a Etiópia e o Sudão querem mais água do Nilo.
Fabricantes de refrigerantes e aviários em escala industrial roubam fontes de água de fazendeiros e agricultores. É comum dar uma resposta fácil ao sistema de distribuição da água: deixar o mercado resolver. As multinacionais se ofereceram de bom grado a retirar dos governos a aborrecida tarefa de administrar a riqueza hídrica de seus países. Se o acesso à água é um direito proclamado pela ONU, em 1977, ele não será, necessariamente, atendido pelas leis do mercado.
O futuro terá mais a ver com a captação de água em pequena escala, irrigação por gotejamento, técnicas inteligentes de preservação de nascentes e uso moderado. Ninguém deseja apenas consumir água. O que se quer é produzir alimentos, fabricar bens dos quais as pessoas precisam para viver confortavelmente.
Peter Glick, engenheiro norte-americano, pioneiro de tecnologias leves, diz:
“O caminho leve para as águas se esforça em melhorar a produtividade do uso da água em vez de buscar permanentemente fontes para novos suprimentos.”
O abastecimento de água está piorando, não melhorando. E continuará a piorar até que alguma atitude efetiva de amplitude mundial seja tomada.
Por volta de 2050, estima-se que 4 bilhões de pessoas estarão vivendo em países com carência crônica de água. A falta de água é a principal barreira ao desenvolvimento, motivo importante para que os pobres do mundo continuem pobres.
Mais de dois terços do consumo de água são utilizados em lavouras e para animais e a maior parte é usada para irrigação em regiões áridas ou semi-áridas. A indústria é o segundo maior usuário. Em poucos países a indústria usa mais água do que a agricultura, como Estados Unidos, Alemanha e Holanda, grandes responsáveis pela poluição ambiental.
A maior parte de nossas águas vem de aqüíferos, imensas reservas subterrâneas. Mas os aqüíferos se renovam com grande lentidão, através das águas da chuva. Extraímos deles quantidades muito maiores do que o volume da renovação natural. O nível dos lençóis freáticos vai baixando e os poços vêm secando. Preservar os aqüíferos é um ato de bom senso. No afã de dominar a natureza o homem interrompe o curso natural da água que é o de abastecer, rios, lagos e zonas úmidas do planeta. Embora a água subterrânea seja um recurso-chave em muitos países, está sendo usada mais depressa do que consegue se recompor.
O segredo de nossa sobrevivência é que parte da água que evapora dos oceanos cai na terra, alimenta rios, molha o solo e refaz os aqüíferos.


VAI FALTAR ÁGUA
O planeta dispõe sempre de 1,386 bilhão de km3 de água, aproximadamente. 97,5% dessa água é salgada.
Dos 2,5% de água doce, mais de dois terços estão indisponíveis ao ser humano. Estão nas geleiras, neves, gelos, e subsolos congelados. As águas de superfície – rios, lagos, zonas úmidas, no solo, na umidade do ar, em plantas e animais − constituem um volume minúsculo. O restante está armazenado em aqüíferos, águas profundas.
MAIS GENTE, MENOS ÁGUA
Mais de um terço da população mundial não dispõe de água, e a situação está se agravando.
DEMANDA CRESCENTE
Todos os anos, mais água doce é consumida na agricultura, na indústria, nas casas.
ROUBO AO BANCO
Mais de um quarto dos habitantes da Terra depende das águas subterrâneas para obter água potável, mas a reposição das reservas está sendo menos rápida do que seu consumo.
ÁGUA EM CASA
Apenas 10% de toda água consumida é para uso doméstico; mas essa quantidade varia muito entre os países.
ÁGUA PARA ALIMENTOS
Quase 70% de toda água doce consumida vai para a agricultura. Mesmo assim, milhões de pessoas continuam desnutridas.
IRRIGAÇÃO
As terras irrigadas costumam ser mais produtivas do que as não irrigadas, mas a irrigação malfeita pode resultar em solo encharcado ou estéril.
POLUIÇÃO AGRÍCOLA
A agricultura em escala industrial e o uso de produtos químicos para aumentar a produção estão aumentando os problemas para os suprimentos mundiais de água.
ÁGUA PARA A INDÚSTRIA
Os países com industrialização recente precisarão de uma quantidade maior de água nos próximos 25 anos – e, sem o controle adequado, poluirão ainda mais suas fontes hídricas.

POLUIÇÃO INDUSTRIAL
Como os poluentes industriais pioram a qualidade da água no mundo todo, seus efeitos de longo prazo no meio ambiente e nos aqüíferos estão ficando cada vez mais evidentes.
ÁGUA PARA ENERGIA
A energia hidrelétrica, a mais importante fonte mundial de energia renovável, produz aproximadamente um quinto de eletricidade do planeta.
AS REPRESAS
No mundo todo, cerca de 45 mil grandes represas, ou barragens e açudes, afetam seis de cada dez rios importantes, o que já obrigou quase 80 milhões de pessoas a se mudarem.
ÁGUA E SAÚDE – ACESSO À ÁGUA
Mais de um bilhão de pessoas ainda não têm acesso fácil a uma fonte confiável de água.
SANEAMENTO
Um bom saneamento, fundamental na luta contra doenças, é o ponto de partida para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
ÁGUA SUJA MATA
Água suja é responsável por 1,7 milhão de mortes a cada ano. 90% são crianças, isto é, 4.200 por dia.
A água continua sendo um meio em que se desenvolvem as doenças mais mortíferas do mundo: malária, dengue hemorrágica, filaria linfática (elefantíase), esquistossomose, vírus do Nilo.
CONTAMINAÇÃO TRAIÇOEIRA
Quantidades microscópicas de produtos químicos (arsênico) na água potável podem se depositar no organismo e produzir efeitos devastadores na saúde.

REPENSAR A NATUREZA
DESVIO DE RIOS
Apenas alguns rios mais importantes do mundo correm livremente. A maioria foi aproveitada para fornecer energia e irrigação. Há os que estão sendo desviados de seu curso natural, ao longo de centenas de quilômetros, com sérios prejuízos para os seres humanos e o meio ambiente.
DRENAGEM
As zonas úmidas ajudam a manter saudáveis os recursos de água doce. No entanto, muitas vezes são consideradas como terras improdutivas que podem ser drenadas e aterradas para o assentamento de mais gente.
EXPLORAÇÃO DE AQÜÍFEROS
Os aqüíferos do mundo todo estão sendo explorados por sua preciosa riqueza. Apesar de imensos não são inesgotáveis, e há muitos anos o nível de suas águas vem baixando rapidamente.

EXPANSÃO DAS CIDADES
O rápido crescimento das cidades vem forçando cada vez mais a exploração dos recursos hídricos, já em seu limite máximo de consumo.
MEDIDAS DESESPERADAS
Às vezes, a transformação de água salgada em água doce ou o transporte de água doce até onde ela é necessária constituem as únicas opções para quem vive em locais com escassez desse recurso.
INUNDAÇÕES
A cada ano, as inundações acabam com milhares de vidas e prejudicam o dia-a-dia de outros milhões. Elas estão se tornando mais freqüentes.
SECAS
A vida e o sustento de 1 bilhão de pessoas – um sexto da população mundial − estão ameaçados pelas secas e pela desertificação. E as mudanças climáticas vêm piorando a situação.
CONFLITOS E NECESSIDADE DE COOPERAÇÃO.
O uso conjunto de reservas hídricas exige interação entre os paises interessados. Em alguns casos, a água consolida amizades, em outros, aumenta as divergências.
PONTOS DE PRESSÃO
A escassez de recursos hídricos está aumentando as tensões políticas entre paises e dentro deles, e entre as comunidades e os interesses comerciais. Israel e Palestina: 350 litros por pessoa/dia contra 71, respectivamente.
ARMA DE GUERRA
A destruição deliberada de represas e aquedutos, além da contaminação de água potável, são métodos utilizados tanto por governos como por terroristas contra os militares e a população civil. (Oregon, Arizona, nos EEUU; Colômbia, Angola, Nepal, Afeganistão....)

FUTURO
O COMÉRCIO DAS ÁGUAS
A água é um recurso natural básico, mas consegui-la para quem precisa dela é um problema para os governos. Contudo, para os empreendimentos comerciais, trata-se de uma oportunidade de negócio lucrativo.
PRESERVAÇÃO DO ESTOQUE
A água doce é um recurso cada vez mais escasso e valioso. Deveria ser usado da maneira mais eficiente possível. As pequenas águas vão acabando, Restam as grandes represas. As águas estão longe e cada vez mais caras.


PRIORIDADES
Os recursos hídricos têm de ser administrados de modo integrado, atendendo às necessidades sociais, econômicas e de saúde das pessoas, além de suprir o meio ambiente.
VISÃO DO FUTURO
O futuro das águas do mundo está na berlinda. Os possíveis cenários variam e dependem de políticas e ações locais, nacionais e internacionais. O melhor cenário é o que privilegia a produção de alimentos com uso racional da água, reduzindo o uso industrial e doméstico. Essa economia produz maior evaporação e melhora a renovação dos aqüíferos, com reflexos positivos sobre a natureza.

NO BRASIL
O Brasil possui entre 12% e 16% da água do planeta Terra, mas sua distribuição não é homogênea e está ameaçada por fatores socioeconômicos diversos. Mais da metade dos esgotos e águas contaminadas corre diretamente para os rios e lagos.
Área total: 8.574.761 km2
População: 190.000.000 hab
Vazão média: 182.633 m3/s
Note-se que a vazão é constante, enquanto a população cresce e as necessidades de água aumentam.


Eugênio Giovenardi
02/12/2008
Fonte: Atlas da Água, PUBLIFOLHA

Nenhum comentário: