sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

INUNDAÇÕES

Em Santa Catarina, a massa de água das chuvas moveu montanhas, derreteu o solo e arrastou árvores e terra sobre o Vale do Rio Itajaí, arrasando casas, levando pontes e soterrando mais de uma centena de pessoas.
É sempre tempo para aprender as lições físicas da natureza. Há milhões de anos, os lampejos da inteligência do homem indicavam as cavernas como refúgio seguro para fugir de animais famintos e abrigar-se da chuva, dos ventos e dos raios.
Afoito, ousado, nosso antepassado ganhou algumas batalhas, medindo forças com os ventos e tempestades. Usou os elementos da Terra para sobreviver sobre ela. Pedras grossas contra ventos fortes. Madeiras resistentes contra as chuvas torrenciais. Diques e canais para proteger suas plantações. Usava os benefícios da lei física para defender-se da explosão espontânea de seu funcionamento. Compreendeu que elas funcionam de maneira categórica e indiscutível dentro de seu sistema. Prevenido, à medida que distinguia as estações do ano e as surpresas que as caracterizam, buscou no alto um lugar para construir sua casa.
A Torre de Babel é uma parábola que lembra a aventura, a ousadia, a ambição e a afoiteza da inteligência do homem na tentativa de dominar a natureza e controlar as leis físicas.
A inteligência do homem evolui. É tempo de compreender e aceitar uma nova realidade tão antiga quanto o universo. Fazemos parte dele como os ventos, a luz, a chuva, os raios, as plantas, os animais. Podemos usar das riquezas que nosso planeta nos oferece. Mas há um preço a pagar quando não sabemos o que fazer com elas.
Nossa imprudência, nossas certezas, nosso modo de ocupar os espaços necessários à vida, nossa avidez e necessidades naturais ou provocadas podem custar caro. A vida é o maior custo.
As leis físicas são as forças superiores reais. Elas não conhecem nossos mitos, nossas crenças, nossa fé no poder da técnica. Técnica e prudência. Menos técnica e mais prudência podem diminuir os perigos de perder a vida e a dos que amamos.
Choramos por todos que pereceram: pessoas, árvores, animais. É uma oportunidade a mais que a natureza nos dá para aprender.

07/12/2008

Nenhum comentário: