terça-feira, 6 de novembro de 2012

RESERVA LEGAL E APP


Foto: Flores do Cerrado, Sítio das Neves, DF


Recebi, hoje, 5 de novembro de 2012, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Certidão de Aprovação de Legalização de Reserva Legal de 14,144 hectares e Área de Proteção Ambiental de 41,212 hectares do Sítio das Neves cuja extensão total é de 70,695 hectares, no Distrito Federal.
Há 39 anos o Sítio das Neves vem sendo protegido para refúgio e reprodução de milhares de espécies vivas.
Ao inconsciente humano da sobrevivência, ao subconsciente da dominação da natureza e ao consciente da acumulação de riquezas finitas sobrepõe-se o ímpeto implícito e explicito de terra devastada. Substituir o natural pelo artificial. Acomodar a natureza à estética da prancheta, às navalhas de máquinas monstruosas, ao fogo devorador, à eliminação insensata de milhões de vidas que compõem a biodiversidade.
O Sítio das Neves continuará sendo, por dezenas de anos, uma ilha verde onde todas as espécies de vida terão o direito de viver segundo a lei sábia da natureza em seu artigo primeiro, parágrafo único: interdependência dos seres vivos. Será uma área para a vida, imune à venda, ao comércio de terras e ao impulso imobiliário.
A vida de todos os seres vivos, hóspedes do Sítio das Neves, depende da água cujas nascentes são protegidas desde o olho até a desembocadura.
O maior obstáculo para a preservação dessa ilha verde é a espécie dita inteligente. Queimadas, caça a pequenos animais, lixo à beira das rodovias representam a ignorância, a displicência, o descaso, a negligência de grande parte da população pobre ou rica, letrada ou iletrada.
A ilha verde, cercada de desertos por todos os lados, faz jus à beleza do cerrado do Planalto Central. Nela cantam os sabiás, os canários, as saracuras, os jacus, os bem-te-vis entre mais de uma centena de outras espécies. Nela vivem a raposa, o mão-pelada, o guaxinim, o tamanduá, a paca, o tiú, o sagui, o macaco-prego, o ouriço. Nela deslizam a jararaca, a jararacuçu, a cascavel, as corais, a cobra-verde, a jiboia, a caninana, a muçurana, dezenas de aranhas de diversos tamanhos e cores e milhares de insetos. Nela jorram águas límpidas. Vivem milhares de plantas e arbustos que se cobrem de flores e frutos e alimentam todas as vidas que ali nascem.
Sítio das Neves, ilha verde, esperança de um planeta alegre e feliz.

Nenhum comentário: