terça-feira, 27 de novembro de 2012

INUNDAÇÕES EM BRASÍLIA



As inundações em Brasília, ano a ano mais frequentes e com maiores prejuízos para a população, em novos locais, demonstram a cegueira administrativa dos planejadores urbanos.
A captação das águas da chuva é uma das medidas que ainda não bateram à porta da inteligência urbana. A captação começou a ser eliminada do conjunto de ações e projetos urbanísticos com a erradicação da vegetação.
Asfalto, calçadas e cimento em lugar de árvores formam rios e canais para o curso das águas. A declividade, a velocidade e a lei da gravidade não foram calculadas para localização das bocas-de-lobo coletoras. Nem sequer os administradores consultaram as previsões meteorológicas para conhecer o volume máximo de precipitação por m2 com o fim determinar a bitola dos bueiros.
Os prédios de Brasília, com raríssimas exceções, não coletam parte da água pluvial para uso alternativo à água potável. Galerias subterrâneas para armazenamento de água com o fim de usá-la no período seco não despertaram o interesse de urbanistas, engenheiros, arquitetos e administradores da cidade.
O exemplo das galerias de Tóquio poderia ser seguido aqui com mais facilidade do que lá. Temos engenheiros capacitados, tecnologia adequada e muito dinheiro (desviado para bolsos, bolsas e meias).
Por que não construir, em pontos mais críticos, algumas galerias de captação e armazenamento de águas da chuva?

27/11/2012

Nenhum comentário: