quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PAÍS GRANDE E RICO



Meu caro Eróstato,
Vivo num país grande e rico. O país precisa de grandes obras e de exímios administradores. Eu, ao contrário, necessito de pequenos serviços e bons executores.
Ao ouvir as declarações e interpretações sobre os experimentos e tentativas de soluções econômicas dadas pelo eminente ministro Mantega e sua governanta Dilma, parece-me que um coelho vai saltar da cartola para os aplausos de banqueiros e vendedores de automóveis. Tudo funciona, no país, às mil maravilhas.
Ao precisar de um reparo  na antena da televisão, abri o guia telefônico 2011/2012. O serviço que eu procurava era de reparos na antena parabólica. Já precisei de pintor, marceneiro, eletricista. Nessas ocasiões, tive um ataque de nervos e quase um enfarto. No momento, queria sanar a pane da antena. Os telefones mencionados no guia não existem. Os números mudaram. A operadora com sede em Campo Grande ou Goiânia informa um contato. Sem resposta. O celular está desligado ou fora da área de serviço.
Quando finalmente topo com um telefone em serviço, a secretária ou operadora promete contatar-me com o departamento técnico. Cinco minutos de música e propaganda. Dão-me a lista de ofertas de que posso me beneficiar. De repente:
– Todos os nossos representantes estão ocupados. Deixe seu nome e telefone. Retornaremos a ligação em alguns instantes.
Esses instantes podem significar horas, dias ou esquecimento completo. Como alguns ou muitos programas de governo que não começam ou não terminam, o técnico que prometeu ir examinar o defeito da antena me deixa em suspenso por oito dias pospondo e reiterando a hora de sua vinda.
Insisto, pressiono, imploro. As mais das vezes o telefone está ocupado, desligado, fora de área de cobertura e não tem caixa de mensagens. Nessa insistência se vão horas de tempo e paciência.
Como você sabe, vivo na sexta potência econômica mundial. A antena de televisão precisa apenas de uma nova peça para substituir a que o raio queimou. Já caía a noite quando o técnico me telefonou:
– Infelizmente, hoje, não posso ir. Meu carro enguiçou e a chuva atrapalhou. Amanhã, pode ser?
– Claro, claro, amanhã, disse eu para não perder a chance da boa vontade do técnico.
Consertada a antena, o ministro Mantega, em entrevista a uma jovem jornalista, afirmou com semblante sério e invocando a autoridade maternal da governanta que o PIB de 2013 ultrapassará os 4%. O percentual não me disse nada. Como você sabe, acho ridícula essa obsessão de prever percentuais sobre o desconhecido. Mas, ao vê-lo na tela, fiquei contente com o conserto da antena. O aparelho está pronto para um próximo raio.

14.11.2912

Nenhum comentário: