terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 Há ventos morais que dobram o caráter do ser humano.


O planeta está sob fortes expressões dos fenômenos naturais. Neves com temperaturas inclementes atacam o leste europeu já desabituado ao rigor dos invernos de antigamente. Chuvas torrenciais inundam com violência várias regiões da Ásia e das Américas com intensidade incontrolável. Estiagens longas afetam áreas onde as chuvas eram antes regulares. Essa gangorra climática é movida pelo fenômeno do aquecimento da Terra provocando picos de frio e calor, chuvas e secas.
O planeta contempla outras mudanças que conturbam seus habitantes. A exploração econômica para a sobrevivência do ser humano, sem a devida atenção ao funcionamento das leis da natureza, ultrapassou os limites do equilíbrio e atropelou a capacidade humana de controlar seus instintos de ganância e ambição de poder.
As mudanças na civilização humana alcançaram o caráter, a dignidade, a mente das pessoas. Ondas de congelamento paralisaram os que cultivavam a justiça, a equidade, a igualdade de direitos, a solidariedade universal. Vagas de águas turvas inundaram os arrivistas, os novos donos do poder. Soterraram as prístinas convicções, arrasaram o bom senso, afogaram a verdade simples do respeito à natureza.
A estiagem moral e a aridez ética puseram às claras as contradições, as mentiras, as fraudes mentais, legais e políticas. Estamos abismados diante das mudanças climáticas e dos atropelos éticos, das neves que cobrem de branco as costas da Europa e das mentiras globais que secam o prazer da convivência humana.

Não poupe seus comentários. Envie-os pelo e-mail:
eugeniogiovenardi@gmail.com

Nenhum comentário: