quinta-feira, 5 de maio de 2011

O XIXI DO JORNALISTA

O jornalista que não pensa e apenas repete o que ouve não informa, deforma.
Daniel Paese, jornalista, teve paciência para pôr os pingos sobre os muitos iis.

Ao colega José Pedro Goulart.
   Colunista de Zero Hora.
   Balneário de Camboriu – SC.
   
   Hoje, 04 de maio de 2011, ao ler o jornal Zero Hora como de costume, chamou minha atenção o conteúdo de sua coluna. O próprio título já denuncia sua posição de intolerância e de aplauso aos meios violentos para a solução de diferenças quer entre indivíduos, quanto entre povos e nações. Sua contribuição jornalística segue o tom dos comunicadores domesticados pela ideologia mais fácil e rendosa que aconselha sempre ficar ao lado do mais forte e não daqueles que buscam a verdade
   Até no linguajar faltou-lhe serenidade e dignidade. Os termos repetem a odiosa prepotência bruta do mais forte. A pessoa humana como valor supremo passou a ser na sua visão um saco de lixo. Osama Bin Laden, um dos grandes profetas reformadores modernos, ainda que em sua luta tenha cometido excessos, não merecia o tratamento que sua coluna lhe dedicou. Mas, é bom que se diga que por trás de sua coluna está uma pessoa humana  e que o colega não soube tratar com o devido equilíbrio e o necessário bom senso.
   Se alguém  “fizesse xixi “ em cima de sua coluna, ainda assim mereceria complacência, pois estaria menosprezando a utilidade e a nobreza natural de um pedaço de papel. Agora, recomendar “fazer xixi” em cima de uma pessoa humana, isso demonstra total perda respeito e indulgência.
   Por qual razão tanto ódio cantado em prosa e verso contra um homem que foi levado a buscar sua justiça quando viu seu povo e sua gente serem trucidados em nome de interesses meramente econômicos e em escala mundial? Quem poderia explicar a doentia alegria externada por governantes que formam o bloco mundial de opressores dos povos mais pobres e desarmados? Por quê sua alegria e a de tantos colegas que servem ao GRANDE IMPÉRIO, em troca de favores nem sempre bem explicados, diante da morte de um lutador pela paz?
   Para dialogar mais um pouco sobre o tema com o colega  basta que coloquemos sobre a mesa virtual que nos separa o princípio de que TODA A AÇÃO PROVOCA UMA REAÇÃO. Se o nobre articulista plantar uma roseira, na certa colherá rosas. Se plantar um pé de sucará, terá espinhos longos e venenosos. Assim acontece  nas ações individuais ou coletivas. Ou nas ações entre povos e entre  nações. Ao bem recebido sempre há um sorriso de resposta. Ao mal sofrido, normalmente, o troco levará a mesma marca. Então vejamos-
   Foram os EUA que, se supõe,pois não existem provas concretas, tiraram a vida de Osama Bin Laden, como represália a atentados a ele atribuídos e que tinham como alvo pessoas americanas e ou interesses americanos  e de seus aliados espalhados pelo mundo todo. Ninguém discute a supremacia americana sob o aspecto político-militar que se manifesta até mesmo nas decisões tomadas pela ONU e pelos países que a integram, só para preservar os próprios interesses, não se importando que os demais povos venham a sofrer as crueis conseqüência. Mesmo considerando o alcance dessa supremacia é necessário que se diga que o MODELO DE DESENVOLVIMENTO dos EUA, os métodos usados para atingir tão amplo poder político e de dominação internacional e o próprio modelo de vida de sua população, jamais será um exemplo a ser recomendado ou seguido para outros países. É um modelo egoísta e de humilhação para os demais países que não concordarem com os termos de sua cartilha geradora de exclusão direta ou indireta. A política externa americana de forte cunho militarista, sempre optou pela promoção de invasões injustas e sem motivo, guerras, atentados, intromissões na esfera da autodeterminação dos povos, acarretando milhões de mortes, sofrimentos, feridas e dores sem conta, especialmente no transcorrer dos últimos três séculos, XIX, XX e XXI.
   Do ponto de vista geopolítico, José Pedro, a ordem mundial advinda após a GUERRA FRIA, passou a ser liderada e comandada pela lógica de ferro dos interesses norte- americanos, respaldada por uma gigantesca máquina militar que só tem olhos para vantagens econômicas e dominação global. No início deste século a política externa dos EUA leva a marca odiosa do UNILATERALISMO  que não leva em conta as   necessidades de outros povos e países, desde que seus interesses sejam preservados e a supremacia mantida.
   Podemos citar aqui para esclarecer ao colega alguns exemplos de posições unilaterais adotas pelos EUA- A RECUSA em ratificar o Protocolo de Ky0t0, em 1998, alegando que iria inibir seu desenvolvimento econômico, devido às metas de redução dos gases nocivos. A RETIRADA de sua representação na Conferência Mundial contra a discriminação e o racismo, que teve lugar na Àfrica do Sul, em 2001. A RECUSA em assinar os termos para a criação do TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL. Aumento do PROTECIONISMO COMERCIAL de alguns produtos agrícolas, onerando e prejudicando as exportações de vários países, entre eles o Brasil. E por fim, invadiram militarmente o Iraque, junto com o Reino Unido e Europa, sem razão plausível para derrubar o governo de Saddam Hussein.
   Como resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001 e em nome de movimentos bélicos preventivos, os Estados Unidos invadiram o Afeganistão onde até hoje permanecem cometendo todo tipo de crimes e com o apoio farisaico dos aliados e da mídia corrupta mundial, sob o pretexto de eliminar terroristas e, em especial Bin Laden. As intervenções militares no Afeganistão e posteriormente no Iraque se basearam em uma nova ´política que justificaria a ação dos EUA, independentemente da aprovação da ONU, chamada GUERRA PREVENTIVA. É a velha e velhaca teoria de Maquiavel quando afirma que os fins justificam os meios. Tanto a invasão do Afeganistão, quanto do Iraque, foi realizada sem nenhuma prova que a justificasse e muitos analistas afirmam que o ataque de 11 de setembro de 2001 apenas criou as condições favoráveis e serviu de alegação e desculpa para que os EUA atuassem de acordo com seus próprios interesses econômicos, assumindo presença e domínio em regiões estratégicas do planeta, sempre de forma unilateral. A forma como essa hegemonia tem sido assegurada é denominada de “ PAX AMERICANA”, EM COMPARAÇÃO COM A “ PAZ ROMANA “, adotada pelo imperador Romano Otávio Augusto. Roma estabeleceu a paz e a ordem dentro de suas fronteiras pela violência e forte repressão a qualquer tentativa de sublevação. Os outros povos deveriam se contentar com sua condição de escravos. Roma impôs as leis romanas a todos os territórios controlados pelo império. As intervenções militares americanas ao longo da história moderna e especialmente no século XXI, o poder de decisão sobre questões internacionais, inclusive aquelas que afetam diretamente a soberania dos Estados, a unipolaridade militar, a política recentemente adotada de guerra preventiva, a imposição de seus valores e a definição da forma de governo em outros países de tradições e culturas diferentes, como é o caso do ORIENTE MÉDIO, do AFEGANISTÃO e do IRAQUE, são as razões que justificam a PAX AMERICANA no contexto geopolítico do mundo atual. A justificativa normalmente dada pelos EUA de estarem agindo por questões humanitárias e defesa da paz entre os povos, não passam de balela como foi no império romano.
   Os fatos ilustram melhor que as palavras as afirmações acima. De 1846 a 1947, os EUA inspirados em sua idéia de tomar conta do mundo, realizaram entre invasões, atentados, guerras, genocídios e intromissões na vida de outras nações mais de 55 ações assassinas, levando ao sofrimento milhões  de pessoas, entre mortos,  feridos e inválidos, sem se falar na rapinagem dos recursos naturais, destruição do meio ambiente e na imposição dos males que a miséria, a ignorância e a escravidão geram. É só o colega compulsar os manuais que relatam a história do período citado ou os livros CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ECONÕMICO, GLOBALIZAÇÃO DO CRIME  e MAcMAFIA.
   Existe exemplo mais elucidativo do que a guerra do Vietnã com todo o seu corolário de horrores, imposta a um povo miserável, onde milhões de pessoas inocentes e o próprio meio ambiente foram assassinados pelas mãos das forças americanas? E os americanos que ali morreram estupidamente, a mando de presidentes imbuídos e guiados por meros objetivos materiais? Nem do próprio povo eles têm pena. É a política do vale tudo. Resultado – morreram  dois milhões de vietnamitas, três milhões ficaram inválidos ou feridos, milhares de crianças órfãs e doze milhões de refugiados. Do lado do EUA morreram 57.685 mortos. 153.303 feridos e inválidos, 587 prisioneiros e 2.500 soldados perdidos em ação. E os Vietcongs apenas queriam defender sua casa e seus direitos contra um invasor insano e brutal que até hoje tem defensores.
   Realmente quem viveu a plantar sucarás por tanto tempo, não pode estar esperando colher rosas perfumadas. Colunista José Pedro Goulart, tua diatribe contra o maior e mais corajoso profeta moderna a se insurgir contra o Império do Mal –os EUA e seus aliados e acólitos menores da mídia, não passa de má fé ou de desconhecimento da verdade histórica. Será que Bin Laden e outros insurgentes não são derivações, decorrências de tantos anos de violência, corrupção, maldade e horrores praticados pelos EUA e seus capachos aliados?
   Que moral e legitimidade têm os americanos em querer justificar a morte de Bin Laden, quando eles mesmos não passam de assassinos covardes e que se escondem atrás de uma cortina de força bruta, como se não vivêssemos num mundo civilizado? Por qual razão um homem tão franzino e débil, tão  "desprezível”, segundo teu infeliz texto, seria tão temível a ponto de colocar em polvorosa o IMPÉRIO americano? OU os EUA e seus vassalos são um castelo de cartas ou o Bin Laden, realmente era o GRANDE CAVALEIRO DA ESPERANÇA na defesa dos mais fracos.
   Sem citar outros atores americanos, protagonistas de tragédias universais em nome de valores mesquinhos,  fiquemos com o BUSH pai e BUSH filho que levaram à morte, não 3 mil ou quatro mil pessoas, escondidos atrás do TERRORISMO DE ESTADO, mas milhões de pessoas no Iraque e no Afeganistão, o que escreveria o colega sobre os citados terroristas? Mataram Hussein e Bin Laden sem ao menos o benefício de um julgamento. E eles estão vivos e sendo homenageados. Dois pesos e duas medidas. Não vais escrever algo sobre os nomeados assassinos? E sobre o camaleônico e bandido Barack Obama que está a continuar a missão assassina dos BUSH, o que tens a dizer aos teus leitores?
Para concluir, colega José Pedro, digamos que da próxima vez sua pena respeite ao menos a verdade histórica se sua coragem não lhe permitir, já que terá de deixar de ser um mero peão dos que acham que são donos do mundo a qualquer preço.
Humanamente.

Jornalista – Daniel Paese.

Nenhum comentário: