sábado, 19 de março de 2011

UM NEGRO NO BRASIL


Barack Obama, Presidente dos EUA, visita o Brasil,  acompanhado de Michelle, Malia (12) e Sasha (9).
O Brasil é um país com quase dois terços de população negra ou afrodescendente. Recebe um negro, presidente de país influente e poderoso no âmbito mundial. O aparato de proteção a este negro singular, num país de negros, não tem similar na história de visitantes ilustres.
Escravizamos negros durante um longo período de nossa história pátria. Nossa polícia tem sido truculenta com seus consanguíneos. Depois da Lei-Áurea, que deu fim à escravidão, acantonamos os negros em favelas sub-humanas. Praticamos o racismo no trabalho, na escola, mas aplaudimos o negro nos campos de futebol, no gingado do carnaval ou na música que desce dos morros.
Sabemos proteger e admirar autoridades. Seja ela um presidente negro de um império em decadência, seja um presidente operário semianalfabeto, seja um presidente ou governador corrupto antes de ser deposto.
Temos alma infantil e generosa. Fazemos manha, jogamo-nos no chão, choramos amuados, mas logo voltamos aos braços do pai e ao seio da mãe.
Não tenha medo, Obama. Este é um país de negros. Enquanto você estiver por aqui, nós o defendemos e respeitamos. Respeito é bom e caro a todos nós.


Nenhum comentário: