quarta-feira, 16 de junho de 2010

NÃO VERÁS UM PAÍS COMO ESTE

Compreendi que, nos últimos vinte anos, o país é governado por um Conselho de Indicadores que orientam o crescimento econômico na direção do PIB. O PIB é o paraíso ou o inferno da economia. É para lá que os ditadores da economia nos empurram a cotoveladas, a empurrões e a gritos.

Esta crônica é dirigida aos 72 milhões de assistidos pelo Bolsa Família e aos outros 70 milhões que deixam a escola primária sem compreender o que leem nem dominar as quatro operações.

A simplicidade da linguagem estatística facilita aos leitores seguir os noticiários do dia recheados de percentuais. Então:

IPCA-E é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Não importa que você ganhe 1 ou 40 salários mínimos. Quando o preço do feijão sobe parece mais caro para você que sobrevive com um salário mínimo. Ilusão. O seu vizinho, funcionário do Senado, com um contracheque de 35 salários mínimos (R$ 17.850,00) também chia se o preço do quiabo disparou. A dica do Conselho de Indicadores do Governo para você é comprar só meio quilo de feijão.

IPA é o Índice de Preços no Atacado. Nesses grandes armazéns você não tem nada a dizer. Ali, nem o governo se mete e quando o faz é corrupção na certa.

IGP-DI é o Índice Geral de Preços considerando a Disponibilidade Interna. É muito difícil de saber, preto no branco, quanto feijão, soja, arroz, milho, vaca, porco, galinha, ovelha, tomate, brócolis, cebola, alho existe no país. Não se preocupe com esse índice. Vá à feira mais próxima e compre o que há de mais barato nesse dia e salve seu salário.

INCC é o Índice Nacional do Custo da Construção. É importantíssimo na hora de você pensar em trocar a palha do telhado por telhas de barro. O melhor mesmo é continuar com o capim barba de bode. É mais barato, especialmente se você não tem água encanada e rede de esgoto. Nesse caso, você teria que pedir um financiamento na Caixa Econômica. Ela sabe como endividar você até o fim da vida.

IPR é o Índice de Preços Recebidos pelo agricultor e o IPP é o Índice de Preços Pagos pelo agricultor. Se você é agricultor sabe por experiência de 200 anos que o preço informado no rádio, às 6 horas da manhã, não é aquele que pagam no mercado. Você nunca verá o preço do adubo cair. Em compensação, na época da colheita o preço do seu produto, se não cai, é o mesmo de cinco anos passados.

IGP-CP é o Índice Geral de Preços ao Consumidor Pobre. Mede os preços em final de feira, oferta semanal de supermercado, liquidação de fim de ano, distribuição de sopas no Natal. Aproveite essas promoções e só compre quando elas aparecem.

IGP-CR é o Índice Geral de Preços ao Consumidor Rico que frequenta a Daslu e outras casas do gênero. Você não deve se preocupar com queima desses estoques. Um vestido de vinte mil reais, oferecido a quinze é uma tentação. Mas não entre nessa que é fria. Se você não se chama Marisa e não tem cartão corporativo, nem chegue perto dessas lojas. A VEJA está de olho em você.

PGP-R é o Índice Geral de Preços de Restaurantes. Um prato de 150 reais e um vinho francês de 250 reais evidentemente não é para quem recebe o Bolsa Família. Ainda mais que você tem mulher e seis filhos. O almoço sairia uma nota. O Conselho de Indicadores tem razão quando recomenda que você leve a filharada ao bar da esquina, peça três pastel e duas Brahma da Antártica.

Se você não entendeu o que é inflação não se preocupe. Você não é o culpado. Siga esses índices, você garantirá o crescimento do PIB e será um eleitor feliz, votará nos mesmos aloprados e seus filhos não verão um país como este.

Nenhum comentário: