sexta-feira, 4 de outubro de 2013

NOVO BAIRRO DO DF!


Li a matéria no CB, relacionada com a DF-140 e os 900 mil habitantes que serão instalados ali, em dez anos, dizem. Não acredito em datas dadas pelo governo. É uma área grande, 17 mil há, que foge à capacidade de planejamento dessa turma congregada em torno de interesses econômicos e políticos públicos e privados, nada democráticos. Penso até que o projeto já está pronto e esse seminário convocado é apenas para legitimar o que se chama de participação da sociedade civil.
O que me embaraça é a mediocridade desse pau-mandado que dirige a Sedhab. Palavras dele: "O que estamos fazendo no DF é inédito. Estamos planejando uma região toda, por isso o seminário é importante para estabelecer as diretrizes de ocupação".
Dos 17 mil ha, 12,5 mil ha são edificáveis.
Como é que a Sedhab vai planejar a região toda se existem na área 350 proprietários, Luiz Estevão com 2,6 mil ha e a Terracap com 20% da área?
Se colhessem a experiência do projeto La Villette (Norte de Paris) com 25 ha, primeiro: fariam a desapropriação global da área; segundo: definição de 60% de área verde para oxigenação do espaço, lazer e proteção ambiental; terceiro: demarcação dos cursos de água, nascentes, matas ciliares, etc. quarto: urbanização do espaço com todos os serviços necessários, principalmente o que permite a mobilidade da população para todas as direções, próximas e distantes.
Como é que o Instituto Chico Mendes pode se pronunciar sobre as terras de Luiz Estevão se paga aluguel de um imóvel que pertence ao senador cassado?
"A sua opinião é muito importante para nós!"
Os nomes que figuram na lista de autoridades do seminário em questão me desanimaram.
São os mesmos de Águas Claras e Noroeste.

É de arrepiar o cidadão. O projeto é um fato consumado. Vivemos numa ditadura democrática, administrativa e econômica.

Nenhum comentário: