terça-feira, 28 de agosto de 2012

O CRÉDULO CONSUMIDOR E O CÉTICO PESQUISADOR




Um professor de física, em momentos distintos, perguntou a dois alunos: “quando digo ciência, a que você a relaciona”? O primeiro, sem titubear, olhou confiante para o professor e respondeu: celular, computador, carro, avião. O segundo, cauteloso, apertou os lábios, olhou para um ponto indefinido à sua frente e disse: laboratório, ampolas, microscópio, pesquisa.
O conhecimento científico conduz à produção de objetos e aparelhos para uso humano que despertam curiosidade, admiração e levam as pessoas a utilizá-los e consumi-los. O consumidor confia no funcionamento do aparelho. Acumula satisfações adicionais à sua capacidade de falar, ouvir, locomover-se e tende a aumentá-la e aperfeiçoá-la adquirindo aparelhos cada vez mais eficientes sem dar maior importância à geração de conhecimentos sobre os objetos que usa. Acomoda-se ao consumo e está atento às informações, ao marketing, à tecnologia de ponta, ao mais novo, confiante no milagre do funcionamento do aparelho. A geração consumista reduz sua vida a aparelhos e concentra sua curiosidade no melhor artefato. A felicidade sentimental, o sucesso profissional, o cotidiano emocional estão intimamente ligados aos produtos originados da ciência. O consumista é um crente. Confia no melhor aparelho. Troca o ineficiente pelo eficiente. Satisfaz-se com os resultados.
O aluno que associa a ciência ao laboratório, à pesquisa busca o conhecimento. Uma dose de ceticismo, de dúvida alimenta seu desejo de descobrir, de experimentar, de pesquisar. O que alcança pelo olho do microscópio sugere-lhe que há algo mais escondido por trás do que pode ver. O tipo de satisfação que o invade nasce de seu espírito cético e curioso em relação ao “tudo” que até agora conhece. A dúvida o liberta para dar outro passo, embora não saiba se achará o que procura. Quem pensa vê diante de si uma encruzilhada. Há caminhos desconhecidos a trilhar. Neles estão os desafios da consciência, da inteligência, das descobertas, dos segredos do universo, do mistério da vida e do destino das pessoas.

Nenhum comentário: