Um professor de física, em momentos distintos, perguntou a
dois alunos: “quando digo ciência, a que você a relaciona”? O primeiro, sem titubear,
olhou confiante para o professor e respondeu: celular, computador, carro, avião.
O segundo, cauteloso, apertou os lábios, olhou para um ponto indefinido à sua
frente e disse: laboratório, ampolas, microscópio, pesquisa.
O conhecimento científico conduz à produção de objetos e
aparelhos para uso humano que despertam curiosidade, admiração e levam as
pessoas a utilizá-los e consumi-los. O consumidor confia no funcionamento do
aparelho. Acumula satisfações adicionais à sua capacidade de falar, ouvir,
locomover-se e tende a aumentá-la e aperfeiçoá-la adquirindo aparelhos cada vez
mais eficientes sem dar maior importância à geração de conhecimentos sobre os
objetos que usa. Acomoda-se ao consumo e está atento às informações, ao
marketing, à tecnologia de ponta, ao mais novo, confiante no milagre do
funcionamento do aparelho. A geração consumista reduz sua vida a aparelhos e
concentra sua curiosidade no melhor artefato. A felicidade sentimental, o
sucesso profissional, o cotidiano emocional estão intimamente ligados aos
produtos originados da ciência. O consumista é um crente. Confia no melhor
aparelho. Troca o ineficiente pelo eficiente. Satisfaz-se com os resultados.
O aluno que associa a ciência ao laboratório, à pesquisa
busca o conhecimento. Uma dose de ceticismo, de dúvida alimenta seu desejo de
descobrir, de experimentar, de pesquisar. O que alcança pelo olho do microscópio
sugere-lhe que há algo mais escondido por trás do que pode ver. O tipo de satisfação
que o invade nasce de seu espírito cético e curioso em relação ao “tudo” que até agora conhece. A dúvida o
liberta para dar outro passo, embora não saiba se achará o que procura. Quem pensa
vê diante de si uma encruzilhada. Há caminhos desconhecidos a trilhar. Neles estão
os desafios da consciência, da inteligência, das descobertas, dos segredos do
universo, do mistério da vida e do destino das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário