quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BROTO DA NATUREZA



Os que frequentam esta página percebem que sou um cidadão consciente de fazer parte da natureza. Sou um broto da natureza. Por isso, dialogo com ela e lhe dou minha contribuição como ela me dá a sua. Recuso a ser chamado de consumidor ou mero contribuinte do fisco. Sou um cidadão da pátria universal denominada natureza, origem comum de todos os seres animados seja qual for o tipo de alma que os anima.
O assalto nefasto dos seres ditos inteligentes, presunçosos exploradores e contumazes consumidores dos bens disponíveis nos armazéns da natureza, provocou a reação inflexível das leis físicas e geológicas. Romperam-se as relações racionais entre as pessoas e a natureza. Nessa guerra declarada, apesar de toda a tecnologia exibida, os derrotados são os que imprudentemente desafiaram a natureza.
Uma das dádivas que a natureza proporciona às pessoas, às árvores, aos pássaros e animais das florestas e rios é a chuva. Águas limpas e abundantes banham todos os seres. Meu corpo é quase todo água e minha alma navega nessas águas. Os que leram O RETORNO DAS ÁGUAS e A SAGA DE UM SÍTIO conhecem o apreço que tenho pela água da chuva. Assinei um acordo com a natureza. As águas que desabam em milhares de litros sobre meu Sítio não arrasam plantas, nem casas, nem matam.
Por meio de pequenas barragens, adequadas a obedecer às leis físicas, especialmente a velocidade e o peso da massa líquida, parte das águas repousam em minúsculos lagos, infiltram-se no solo, dessedentam as raízes das árvores e engrossam os troncos. Cobre-se o solo de verde e de flores de todos os formatos e cores. Uma festa animada por sinfonias de pássaros, gritos de coatis e grunhidos de macacos. A paz, a serenidade, o equilíbrio, a calmaria e uma extraordinária aura de beleza engrandecem a vida de todos os que têm a felicidade de habitar esse refúgio.
No dia em que o cidadão da natureza, seja agricultor ou citadino, fazedor de leis, corretor de impostos ou administrador da coisa pública, descobrir que é necessário preparar-se para receber as chuvas e aprender a cuidar das águas, as portas de um admirável mundo novo se abrirão.

Nenhum comentário: