quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

BARBAS DE MOLHO



Em política, o brasileiro revela seu sangue árabe. Chega-se ao poder pelo voto ou pelas armas e estipula-se um período de governo de vinte anos. Sem esquecer outros momentos da história, assim foi com os militares em 1964, assim queria o PSDB, com Fernando H. Cardoso, em 1998, assim quer o PT em nossos dias.
O levante árabe, neste início de 2011, alerta aos estrategistas do atual regime que sugiram ao PT a atitude prudente de pôr as barbas de molho. Os longos governos criam idioma próprio. Para sustentar-se no poder é preciso negociar, mentir, enganar, encobrir, favorecer aos grandes e levar no colo os pequenos.
A descontinuidade de governos, no Brasil, se caracteriza por herança maldita deixada pelo antecessor. A continuidade, filha do predecessor, é orientada pela simples correção de rumos sem reconhecer os equívocos de caminho. Hoje, o debate sobre o salário mínimo abafa o rumor da batalha contra a corrupção nas polícias do Rio de Janeiro e outros estados, os milhares de mortes no trânsito, a vergonha do transporte público. Alguém sabe quais são as reais razões que definem o salário mínimo em R$ 545?
Aqui e ali, alguns analistas insinuaram, timidamente, que a situação financeira e contábil do país, deixada pelos oito anos do Sr. Silva, em outros tempos, se denominava “herança maldita”. Alguém adivinha por que o Sr. Silva impôs o nome de Guido Mantega para permanecer o Ministério da Fazenda? E para que essa escolha não fosse monstruosamente evidente, recompensou outros ministros, fiéis escudeiros, com o assentimento da sucessora Dilma Rousseff. Assim, Guido Mantega, em nome dos vinte anos no poder, vai ao Congresso Nacional convencer a maioria da base aliada, já convencida, de que o salário mínimo não pode ultrapassar os 545 reais. Esse ministro dizia, durante a crise financeira que assolou países ricos e nos deu a chance de mostrar a astúcia administrativa com a derrama de dinheiro para o consumo, que nossa economia era robusta.
Vamos combinar, então, que temos uma economia robusta para os fortes e uma economia raquítica para os fracos. Assim se explicam os fatos.
Alguém possui informações emitidas pelo Banco Central sobre os lucros dos investidores estrangeiros e brasileiros no jogo da bolsa e na compra e venda de dólares desta economia robusta?
Deputados, senadores, ministros de Estado e de Tribunais Superiores, altos funcionários fazem parte da economia robusta com seus 50 e mais salários mínimos e excelentes aposentadorias. Os 47 milhões de trabalhadores braçais, com um salário mínimo, pertencem à economia raquítica administrada pelo ministro Mantega. A farra dos gastos públicos do tempo do Sr. Silva, administrada submissamente pelo ministro Mantega é, agora, contida pelo mesmo ministro Mantega com a poupança do salário mínimo.
No dia em que nosso sangue árabe for despertado pela injustiça, pela cínica forma de manter a desigualdade sob a capa de classes de A a Z, pelas mentiras impunes que se convertem em verdades, a serpente comerá seu próprio ovo.

Nenhum comentário: