quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ÉTICA PRAGMÁTICA ESQUERDISTA

Em resumo, o esquerdista convicto propõe ideias e medidas que façam da justiça e da igualdade de oportunidades os pilares de uma sociedade de relações solidárias.
Na prática, quando suas convicções ainda o animam, combate os privilégios, alinha-se aos que menos participam dos ganhos e das riquezas por eles também produzidos. Estabelecem critérios de distribuição equitativa dos bens de produção e consumo, tendentes a reduzir as desigualdades em atividades essenciais da existência do ser humano: educação, saúde e integração com a natureza.
A mudança de paradigma na construção de uma sociedade igualitária, na essência de suas relações, é lenta e precisa ser persistente. O confronto e o conflito entre justiça e injustiça, no curso da história, pendeu a premiar o lado mais forte.
Os esquerdistas mais convictos mantiveram sua organização navegando contra a corrente como consciência crítica de resistência enfrentando a onda de privilégios que inunda a sociedade.
Os esquerdistas pragmáticos optaram pela maquilagem das instituições e aderiram às conveniências de que o poder político, manipulado com esperteza, cinismo e estatísticas duvidosas, pode minimizar as desigualdades sem tocar nas causas estruturais que as sustentam.
A ética do esquerdista pragmático se corrompeu pelo adesismo ao comportamento geral, justificável diante das circunstâncias, limitando-se ao que e onde seja possível mudar para equilibrar as condições de permanência no poder. A um trabalhador ameaçado de perder o emprego propõe-se a diminuição de seu salário para continuar produzindo lucros. A um operário demitido paga-se uma compensação mínima temporária. Aos desempregados crônicos, classificados como pobres e miseráveis − 60 milhões − dispensa-se uma esmola de sobrevivência.
A.ética do esquerdista pragmático que propunha cerrar fileiras com os oprimidos para a conquista da justiça e do direito comum, correndo os mesmos riscos, não se intimida em receber indenizações polpudas, pensões vitalícias, além da retomada de empregos oficiais dignamente remunerados e a respectiva correção salarial da categoria profissional a que pertence.
A ética do esquerdista pragmático sustenta-se na retórica fina e na letra dúbia das leis “que aos fracos abate e aos fortes só sabe exaltar”. Ele conquistou um lugar na sala da nova cristandade política, lutando pelos fracos e disputando uma cadeira à esquerda do Pai Eterno graças aos favores recebidos da direita.

Nenhum comentário: