terça-feira, 30 de janeiro de 2018

OLHAR BRASÍLIA – ÁGUA

(Foto: Olho d'água, Biocomunidade do Sítio das Neves, Eugênio Giovenardi)


CONTAR PARA VIVER

OLHAR BRASÍLIA – ÁGUA


“O melhor é a água”, disse Riobaldo a Guimarães Rosa.
Sem água não há vida, não há governo, nem orçamento, nem previdência. Sem água não há liberdade, nem fraternidade, nem igualdade, nem democracia. Sem água você não estaria vivo. Compreenda que você é 70 por cento água. Sem água você não teria dado nem recebido um beijo de amor.
A folha da árvore é água. O tronco é água. As raízes são água e levam água aos aquíferos interiores. Cenoura, tomate, soja, carne, laranja são caixas d’água. Grande parte dessa água não volta ao mar. Por isso, secam nascentes, córregos, rios, represas.
Vida é água limpa. Água suja é doença. Cuide da água que está em você. Cuide da água que está nas plantas, que está nos bichos. Cuide da água que nasce limpa no olho d’água.
Um pequenino olho d’água lacrimejou durante milênios para se tornar o Amazonas, o São Francisco, o Paraná. Não olhe só águas abaixo. Olhe águas acima. É lá que está a origem da vida e da biodiversidade.
A falta de compreensão do que representa a água e sua relação com o conjunto de organismos vivos interdependentes deixa o governo sem política de preservação da água. Há leis, programas e projetos águas abaixo para explorá-las. A diferença entre você, todos nós e as plantas é que nós gastamos água. Elas preservam a água. A água é a base da felicidade de todos os seres vivos.
Não feche os olhos aos olhos d’água.

--------

Veja a trilogia de filmes sobre água:
INDELÉVEL, de Akashi e Minoti
ÁGUA, do arquiteto Frederico Holanda
PAZ, das meninas Luiza e Valentina
Você compreenderá como nasce a vida, como nascem o Amazonas, o São Francisco, o Paraná, e como tudo continua se houver água.
OITAVO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA
Teatro da Thomas Jefferson, 706 Sul, Brasília

20 de março de 2018

Nenhum comentário: