domingo, 14 de janeiro de 2018

ÁGUAS PELA PAZ

(Lafoencia, sugere um novo olhar sobre a natureza. Foto: Eugênio Giovenardi, Biocomunidade Sítio das Neves, DF)

O cidadão paulista, hoje guru Sri Pren Baba, veio animar o evento Águas pela paz, nos dias 11 a 13 de janeiro/2018. Sua pregação aponta para a espiritualidade, um fenômeno cerebral que, segundo o pregador, pode provocar “o encontro do homem interior com o exterior, capaz de salvar o mundo da crise ambiental”. É uma receita que pode se aplicar à economia, à corrupção, à agressividade, ao abrigo de refugiados, ao consumo de drogas. É a reprise do conhecido conceito proclamado pelas ordens religiosas ao receber um novo candidato a monge: Dispa-se do homem velho e vista-se do homem novo. Essa transfusão leva anos e, muitas vezes, não acontece.
Até onde a crise ambiental é apenas uma “desconexão da dimensão subjetiva da vida” como sugere Pren Baba? E se a causa é “eminentemente espiritual”, o saneamento dessa falha metafísica estimularia atividades de proteção de olhos d’água? Como comprovar essa mudança na prática? Quanto tempo se levará para conectar as pessoas à “dimensão subjetiva da vida”?
Hoje, atitude sábia é lançar um novo olhar sobre a natureza e compreender as leis que regem as relações entre os ecossistemas, os biomas e a interdependência de todos os seres vivos. Buscar o equilíbrio entre a disponibilidade dos bens naturais e o uso deles pelos seres vivos, em particular a indispensável água, faz parte do salto qualitativo do cérebro humano. E, atenção, quanto mais seres dependem de água, menos dela cabe a cada um.
14.1.2018

Nenhum comentário: