quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

DESCOBERTO, CORUMBÁ, PARANOÁ E CIA.



(Lixo na área da Bacia do Descoberto, Engenho das Lajes, BR-060. Foto: Eugênio Giovenardi)

CONTAR PARA VIVER

DESCOBERTO, CORUMBÁ, PARANOÁ E CIA.

As atenções políticas estão voltadas para a maldenominada “crise hídrica”. Um eufemismo para burlar a real escassez de água, consequência do crescimento descontrolado da população do DF, dos múltiplos tipos de uso de água na cidade e no campo e, não menos importante, do mal-uso geral da água.
Não se capta água de reservatórios formados por rios represados. Retira-se deles a água por meio de bombas de sucção. Capta-se água das chuvas por meio de calhas, tanques ou preservando a vegetação. A escassez continua mesmo com tubulações caríssimas propostas por administradores políticos para levar água às torneiras e aos campos.
Enquanto continuarmos a não olhar para os mananciais formados por pequeninos olhos d’água, seguiremos ouvindo e lendo sobre “crise hídrica”. Para retirar água da represa Corumbá IV, foram e estão sendo aplicados 1 bilhão e duzentos milhões de reais. Quantos centavos estão previstos no orçamento do DF para proteger a vegetação nativa ao redor das nascentes que formam os rios e que, menos e menos, alimentam os reservatórios?
18.1.2018


Nenhum comentário: