sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

SUICÍDIO DE FORMIGAS


Acompanho há mais de quarenta anos a organização das formigas cortadeiras. Um extraordinário vídeo da BBC, preparado durante anos por biólogos, mostra a organização do trabalho e a divisão das tarefas na comunidade mirmecológica.
Alguém já ouviu falar ou teve notícias do rei das formigas? Formigas só têm rainha. Come do bom e do melhor. Põe ovos. É pajeada por elegantes cortesãs e dorme.
Ao redor da rainha estão as servidoras-garçonetes que lhe servem o prato preparado por centenas de formigas cozinheiras que temperam com sua baba especial a mesma especiaria de sempre. As folhas chegam até a cozinha. São trazidas por carregadoras que levantam sobre a cabeça os retalhos preparados por formigas especialistas em desenho. Estas cortam as folhas que caem das plantas, graças à tesoura das que subiram nas árvores indicadas pela categoria de formigas biólogas conhecedoras do paladar da rainha.
Ao longo das trilhas, há vigias, polícias de trânsito que orientam as que, na confusão do vai e vem, perdem o caminho de casa.
Formiga é igual na forma e na estrutura, mas não na função. Sempre tive admiração pelas formigas. No entanto, hoje, tenho inquietação pelo que vi. E o que vi na trilha, que vai da árvore escolhida para produzir comida para a rainha até a porta de entrada do formigueiro, foi surpreendente. Centenas de formigas mortas no meio do caminho. Folhas recortadas e abandonadas. Folhas inteiras murchas e secas ao lado dos cadáveres. Quantas estariam mortas nas galerias subterrâneas?
Hipóteses. A primeira hipótese é de suicídio coletivo por cansaço existencial. 
A segunda hipótese é que existem árvores que produzem veneno para se proteger e outras que se fecham à noite, como a mimosa sensitiva, para despistar os predadores. Teriam morrido envenenadas? 
Terceira hipótese: teria a rainha sido vítima de formicídio culposo pelas cozinheiras, sem intenção de matar, misturando a baba com o líquido venenoso das folhas?
Qual das hipóteses se aplica à mortandade das formigas no caminho que leva à casa onde mora a rainha? As formigas biólogas que escolheram essa árvore para desfolhá-la desconheciam o laboratório vegetal que prepara veneno para as plantas?
O caso está sendo investigado pela turma da primeira delegacia de tamanduás. Não se conhecem os motivos das mortes e não há suspeitos até o fechamento desta edição.

 _____________
Meus novos livros:
SUTILEZAS DO COTIDIANO e
ECOLOGIA -- catecismo da austeridade ou nova forma de prosperidade –
estão disponíveis aos interessados. Peça por telefone e indique o endereço.
61 34437363 ou 61 99812807.
Correio eletrônico: eugeniogiovenardi@gmail.com


Nenhum comentário: