quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PERGUNTAS BÁSICAS SOBRE SUSTENTABILIDADE


NA PERSPECTIVA DE MUDANÇA DE MODELO DE ADMINISTRAÇÃO DO PAÍS, VALE PERGUNTAR O QUE É SUSTENTABILIDADE PARA COMPREENDER O QUE NÃO É SUSTENTÁVEL. 

Qual é a capacidade do bioma, do qual tiramos a alimentação, e ao qual nos adaptamos, para se regenerar, renovar e reoferecer os meios de sobrevivência para todos os seres vivos que o habitam?

Que conhecimentos temos da oferta e da composição das riquezas e potencialidades do bioma para alimentar e garantir a sobrevivência de todos os seres vivos nele existentes? Quais são as capacidades do bioma?

Na disputa pela sobrevivência dos seres vivos que o bioma comporta, quais são os limites matemáticos do tamanho das diferentes populações que tiram dele seu sustento? Seres humanos frente a todas as formas de vida da biocomunidade, nativas e/ou estimuladas (produção de proteínas animais),

Assim como todos os seres vivos, no processo de interdependência, eliminam outros seres vivos e os absorvem, quantos ou que número desses seres vivos do bioma podem ser utilizados, sem sua extinção, para não comprometer a capacidade natural de se recompor e renovar a biodiversidade?
Trata-se de regeneração ou sustentabilidade das capacidades dos biomas.

As relações humanas dependem da forma como se utiliza parte dos seres vivos do bioma no tempo e no espaço e do número de seres que o bioma pode alimentar. Qual é a capacidade humana de administrar os tempos de uso ou absorção mútua de seres vivos uma vez que a velocidade do consumo não é simetricamente igual ao da recomposição e regeneração do bioma?

Água, vegetação, fertilidade do solo, produção de proteínas e vitaminas, ou coleta e apreensão representam elementos essenciais para determinar os limites da população humana, de populações coadjuvantes e da saúde física do bioma. Como determinar e controlar o crescimento dessas populações? O Brasil, hoje, tem 196 milhões de habitantes e o mesmo número de bovinos que partilham o mesmo espaço, Quais são as ameaças à biodiversidade dos biomas?

Como dosar a energia que modifica o bioma e absorve parte dos seres vivos para uso humano: produção de alimentos, indústria, serviços burocráticos, saúde, pesquisa, conhecimentos, educação, transporte humano, de bens e produtos?

Qual é o impacto local, regional e nacional da rede de infraestrutura de transporte urbano e rural (rodovias, aeroportos, portos, estacionamentos), de energia elétrica e de comunicações sobre a regeneração dos biomas?


Nenhum comentário: