quarta-feira, 20 de julho de 2011

O BRASILEIRO TÍPICO

Quem é ele? De onde provém? Dos habitantes históricos de nossas florestas e praias, da selva da África, dos desertos da Arábia, da mouraria espalhada pela Península Ibérica, o brasileiro típico tem um pouco. As cartas genéticas se misturaram e no meio delas apareceram coringas de feições estranhas, preenchendo funções adicionais, complementares e suplementares. Tornaram-se tão importantes que tomaram conta do jogo e as outras cartas esperam ansiosamente por eles. Sem coringa não há jogo. Os ases são poucos e grande parte do naipe é apenas figurante.
O brasileiro típico é dotado, ao mesmo tempo, de astúcia e ignorância autossuficiente. A astúcia lhe é necessária para apresentar no jogo as heranças de sua história genética. Tanto pode ser um Lampião, como um fatalista que gera filhos por que Deus quer ou deixa para amanhã o que poderia fazer hoje na certeza de um novo dia com aquele sol de sempre. A ignorância autossuficiente é um truque para usar o coringa a seu bel-prazer premido por interesses imediatos. É pau pra toda obra. Seu currículo só tem uma profissão: faço de um tudo. Zomba do doutor que lhe corrige uma tarefa na qual ele é mestre desde criancinha. Nunca diz que não sabe, a não ser que lhe perguntem onde mora seu amigo Zé Pitoco procurado pelo oficial de justiça. É afoito e quase sempre se dá bem especialmente no campo de futebol. É dado à música e a festas. Expande-se no carnaval e não duvida de se endividar para celebrar os 15 anos da primogênita.
Usa o coringa para receber favores. Vota no coringa porque ninguém sabe o futuro do jogo. O brasileiro típico é o forte, é o que sobrevive com salário mínimo ou bolsa família e se diz feliz porque o muito sem Deus é nada e o pouco com Deus é tudo.
É o que se vê no cassino iluminado deste imenso e belo país. Um jogo em que os coringas jogam e ganham aplaudidos pelo resto do baralho.

Nenhum comentário: