terça-feira, 13 de outubro de 2009

CONVITE LANÇAMENTO DE LIVRO

CONTAMOS COM SUA HONROSA PRESENÇA NO

LANÇAMENTO DO LIVRO

“AS PEDRAS DE ROMA”

“As pedras (de Roma) são pedras simbólicas. Entre a astúcia, a sorte, a força, a autoridade, a firmeza da ambição, o fascínio do poder e da riqueza, a vaidade, o prazer da mesa e da cama, a arte das cores e a da guerra, a animalidade cruel do homem-lobo, qual dessas pedras é mais consistente para manter o poder?”



Data: 04 de novembro de 2009 - Quarta-feira

Local: Livraria Nobel – Shopping Bella Città

Horário: A partir das 19h

Autor: Eugênio Giovenardi

Editora: maisQnada



EDITORA maisQnada LIVRARIA NOBEL PORTO ALEGRE – RS SHOPPING BELLA CITTÀ





ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS



LANÇAMENTO: PORTO ALEGRE - RS: 31.10.2009 PASSO FUNDO – RS: 04.11.2009





AS PEDRAS DE ROMA

EUGÊNIO GIOVENARDI

A eleição dos papas, à época do Renascimento, era um negócio de famílias. Comprava-se, apostava-se e ganhava-se. Preservava-se a fortuna familiar que se consolidaria com parte da riqueza acumulada pelo Estado do Vaticano. Era um dos requisitos para manter-se no poder.

O Florentino Giovanni de Medici (1475-1521) assume o poder no Vaticano. Agnóstico, humanista, interessa-se mais pela arte e literatura do que pela prática da religião. Convive com Rafael, Michelangelo, Machiavelli. Condena Lutero por razões de Estado

A compilação da teologia, a proclamação de verdades inquestionáveis em forma de dogmas, o código canônico que determina condutas e sanções, a moral que vacila ao sabor das épocas, conservadora ou liberal, são ações que exigem organização, burocracia, dinheiro, estratégias, governo.

Pela primeira vez, na literatura ficcional brasileira, se revela o código de fianças da venda de indulgências para obter a absolvição antecipada de pecados e crimes. O dinheiro seria empregado na construção da Catedral de São Pedro, em Roma.

Art. I − O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, seja com monjas, primas, sobrinhas, afilhadas, ou com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante pagamento às arcas papais, de 67 libras ouro e 12 soldos.

Art. V − .Os sacerdotes que quiserem viver em concubinato com suas parentas pagarão 76 libras e 1 soldo.

Art. X − Se o assassino deu morte a dois ou mais homens num mesmo dia, pagará como se tivesse assassinado a um só.

Art. XXXIII − Os eunucos que quiserem entrar para as Ordens sacras pagarão a quantidade de 310 libras e 15 soldos.

As pedras (de Roma) simbolizam a perenidade, a resistência, a dureza sobre as quais repousam edifícios. Que pedras são essas que suportam o peso das ambições humanas políticas e religiosas? São pedras simbólicas. Entre a astúcia, a sorte, a força, a autoridade, a firmeza da ambição, o fascínio do poder e da riqueza, a vaidade, o prazer da mesa e da cama, a arte das cores e a da guerra, a animalidade cruel do homem-lobo, qual dessas pedras é mais consistente para manter o poder de um papa? Sobre quais colunas de mármore se sustenta a sociedade humana e o poder que a dirige e domina?

Eugênio Giovenardi (61) 9981-2807 http://www.eugeObservador.blogspot.com

O AUTOR

EUGÊNIO GIOVENARDI, natural da Cidade de CASCA, RS é sociólogo graduado na UFRGS e Pós-Graduado em Sociologia do Desenvolvimento na Sorbone, Paris. É especialista em Cooperação Agrícola e Organizações Rurais, às quais dedicou 35 anos. Reside em Brasília, DF desde 1972.

Publicou o primeiro romance Os filhos do cardeal (Paralelo 15, 1971), traduzido ao espanhol (Ed. Arte e Literatura, 2000), ao finlandês (Ed. LIKE, 2001). O segundo romance, Em nome do sangue (Ed. Movimento, 2002), ganhou, em 2003, o PRÊMIO AÇORIANOS DE LITERATURA em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Traduzido ao finlandês (Ed. LIKE, 2005), com edição de bolso, em 2006. Outros títulos: Ventos da alma (poesias, Ed. SER, 2002, Os pobres do campo (ensaios, Tomo Editorial, 2003), Solitários no Paraíso (prosa e verso Ed. Movimento, 2003), O retorno das águas (ensaio, Ed. SER, 2005). É colunista do Jornal mensal Ciência e Cultura, desde 2001.

INFORMAÇÕES: EGÍDIO FERRONATTO – FONE: (0**54)3313-6303

NELCIR ANTONIAZZI – FONE: (0**54)9937-6504

Nenhum comentário: