terça-feira, 13 de outubro de 2009

BIOGRAFIA DO AUTOR DO ROMANCE

AS PEDRAS DE ROMA

EUGÊNIO GIOVENARDI

O grande marco da expressão literária do escritor Eugênio Giovenardi, reside na trilogia iniciada com o romance Os Filhos do Cardeal de 1997, atualizado e revisto com o nome O Homem Proibido de 2009, tendo continuidade com o romance Em Nome do Sangue de 2002 e fechada com o romance histórico As Pedras de Roma de 2009.

Em seu primeiro romance Os Filhos do Cardeal, o autor procura mostrar a luta entre o que ele foi, o que era e o que queria ser. Uma esgrima entre o frei Leonardo de Módena (nome dado pela ordem a qual pertencia aos 25 anos de idade) e o seu nome verdadeiro, ou seja, uma pessoa escondida, que estava na clandestinidade, um esquizofrênico literalmente. Fatos que demoraram mais de 20 anos para serem assimilados e tornarem-se neste livro. Um livro de um apóstata. O livro todo é uma luta pela libertação, contra todas as amarras. Pois ele, segundo filho de uma família de nove irmãos, é levado aos dez anos para o seminário da ordem dos Capuchinhos.

No início dos anos 60, alguns frades, entre eles o já ordenado frei Leonardo de Módena, são escolhidos para a formação em universidades laicas. O sociólogo formado pela UFRGS, o frei, é expulso de Porto Alegre por Dom Vicente Scherer e segue para realizar o curso de pós-graduação na Universidade de Paris. Ali, abandona a ordem e a Igreja, sem se submeter aos processos canônicos, tomando o caminho da apostasia em pleno maio de 68, na Revolução Estudantil francesa, quando todas as pessoas saiam para dizer não para alguma coisa ou sim para outra. Nesse movimento ele se integrou e ficou esperando a imprevisibilidade da vida acontecer, que de fato aconteceu.

Estes relatos abaixo, refletem a intensidade e a pujância do trabalho literário de Eugênio com sua obra Os filhos do cardeal

“Os filhos do cardeal, é um relato realista e pungente da experiência pessoal de uma criança ingênua que é envolvida inadvertidamente num mundo religioso cheio de preconceitos, distorções espirituais, autoritarismo, opressões que acabam por constituir um regime repressor que perturba o crescimento natural da pessoa.” ISABEL MARIA VIEIRA, psicanalista

“Este es un libro de fe. Fe en si mismo ante un destino por cumplir. Este relato alcanza momentos de intensidad ejemplares. Se lee como una novela que no nos importa a veces si es verdad lo que acontece. El personaje de LOS HIJOS DEL CARDENAL logra dar un paso hacia una libertad que constituye la plenitud vital, el ejercicio de su libre albedrío. Giovenardi logró un magnífico libro. Hermosa lectura universal.” VIRGILIO LOPEZ LEMUS, poeta e ensaísta cubano

Tendo muito ainda a dizer, o segundo livro Em Nome do Sangue, aproveitou a história de um frade conhecido seu. Neste livro o autor desejou mostrar a hipocrisia estrutural da Igreja, que ao condenar o homossexualismo, condenar as mulheres, vive cercada de dogmas, que não abrem sequer a possibilidade de uma discussão dialética sobre a possibilidade de que um dogma não ser tão irremediável a inteligência humana. Essa degradação da inteligência humana é o que levou o autor a mostrar esse mosaico que se transformou as Igrejas de hoje.

Com este livro o autor foi agraciado com Prêmio Açorianos de Literatura, concedido pela Prefeitura de Porto Alegre no ano de 2003, como melhor Romance.

Agora em 2009, será lançado o livro As pedras de Roma, um romance histórico ambientado no século XVI da era cristã, que narra à vida de Giovanni de Médici, mais conhecido como papa Leão X. Revelando os pensamentos ocultos do Soberano Pontífice. O romance entremeia relatos confidenciais de um humanista agnóstico que se expõe como homem, no posto eventual de papa. É o homem atrás da cortina do inquestionável poder religioso. É um relato transparente de como se fala, se comenta e se vive o papado na Renascença.

As pedras de Roma sobre as quais, segundo promessa evangélica, se fundaria um novo império, escurecidas sob o peso dos séculos, acompanharam o esplendor da arte e das letras. Os pensamentos cotidianos e as confidências de um papa agnóstico, retratam momentos e memórias, na forma de quadros e pinturas dependurados nas paredes do tempo. Como numa pintura, a ficção imita e recria a realidade, empresta-lhe vida nova. Quadros, memórias, imagens permanecem além da vida curta do homem passageiro.

O romance se baseia em fragmentos da vida do primeiro papa florentino, irrequieto, indeciso, mecenas da arte e da literatura. Mostrando que a linguagem assim como os fatos, revelam que o passado ainda se faz presente.

EUGÊNIO PEDRO GIOVENARDI - Nasceu no município de Casca, colônia italiana, no Rio Grande do Sul, em 28 de junho de 1934 e reside em Brasília desde 1972. É teólogo, sociólogo, filósofo e escritor. Licenciado em Ciências Sociais, pós-graduado em Desenvolvimento de Cooperativas e Grupos Associativos, pela Université de Paris, Ecole Pratique de Hautes Etudes; na França, e em Desenvolvimento Econômico, na Inglaterra, pela Loughborough University of Technology. Desempenhou no Brasil várias funções técnicas relacionadas ao fomento do cooperativismo e à capacitação de técnicos e produtores em assentamentos rurais. Como consultor da OIT (Organização Internacional do Trabalho), foi diretor e formulador de projetos de erradicação da pobreza em Países Andinos e América Central.

Transitando com desenvoltura pelo português, espanhol, francês, inglês e italiano escreveu as seguintes obras:

AS PEDRAS DE ROMA (romance histórico) maisQnada editora, Porto Alegre, 2009;

O HOMEM PROIBIDO (romance) Editora Movimento, Porto Alegre, 2009. Edição revista e atualizada do primeiro romance de Eugênio, Os Filhos do Cardeal;

A SAGA DE UM SÍTIO (novela) Editora LGE, Brasília, 2007;

O RETORNO DAS ÁGUAS (ensaio ecológico) edição bilíngüe (português/espanhol), Editora SER, Brasília, 2005;

SOLITÁRIOS NO PARAÍSO (poesia e prosa) Editora Movimento, Porto Alegre, 2004;

VENTOS DA ALMA (poesia) Editora SER, Brasília, 2003;

OS POBRES DO CAMPO (ensaio) Editora Tomo, Porto Alegre, 2003;

EM NOME DO SANGUE (romance) Editora Movimento, Porto Alegre, Ganhador do Prêmio Açorianos de Literatura, Secretaria de Cultura de Porto Alegre. Traduzido para o finlandês, Editora LIKE, Helsinque, Finlândia, 2005;

POEMAS IRREGULARES (poesia) Paralelo 15, Brasília, 1998;

OS FILHOS DO CARDEAL (romance) Paralelo 15, Brasília, 1997, traduzido para o espanhol (Los Hijos del Cardenal) - publicado em Havana, Cuba em 2000 e para o finlandês (Kielletty Mies, publicado em Helsinque, Finlândia em 2001); a tradução para inglês, Forbidden Man, feita em 2006 aguarda publicação.

MESA TEMÁTICA: Romancistas Históricos e suas Criações Literárias
EVENTO VICULADO A PROGRAMAÇÃO DA 55ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

CONVIDADOS: Eugênio Giovenardi (lançando "As pedras de Roma") e Sérgio Luiz Gallina (lançando "O cavaleiro do Templo II")

PAUTA: Neste encontro os escritores debateram sobre o processo criativo, definição de roteiro e personagens e a dedicação para estudar períodos da História, a base para a fundamentação de um romance histórico.

DATA: 31 de outubro de 2009 - das 17h às 19h

LOCAL: Centro Cultural Érico Veríssimo 4º andar - Sala: "O Retrato" Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS

APOIO: Câmara Rio-Grandense do Livro

CURADORIA: maisQnada administração cultural

INFORMAÇÕES: EGÍDIO FERRONATTO – FONE: (0**54)3313-6303

NELCIR ANTONIAZZI – FONE: (0**54)9937-6504

Parte superior do formulário

Nenhum comentário: