quarta-feira, 17 de junho de 2009

UM MAIS UM

As operações aritméticas simples deram lugar às mais complexas. E realizá-las se consegue só com a ajuda de máquinas muito mais velozes do que o exercício cerebral.
Pouco valor se dá ao algarismo 1 e, mais um, parece quase nada, embora seja o dobro. Um real é pouco. Dois compram um jornal. Um jornal diário representa centenas de litros de água. Um litro de água custa, no mercado, R$ 1,40. Um jornal tem portanto um custo de quase R$ 500 e um preço fictício de 1+1.
A análise matemática se complica quando se adiciona 2 ao dois. Um casal que procria dois filhos produz um crescimento exponencial. Duas vezes dois. Dois pratos transformam-se em quatro. E, assim, vão se multiplicando as demandas. Mais duas camas, mais duas camisas, mais 400 litros de água por dia. Geralmente, mais um carro, mais uma vaga no estacionamento, mais 40 litros de combustível por semana. Mais dois lugares na creche e na escola. Mais duas baterias de vacinas na fila do hospital.
Um milhão de carros mais um parece nada. Já 250 carros matriculados por dia, no DF, são simples unidades que se adicionam às pessoas, aos litros de gasolina, pneus, toneladas de CO2, acidentes, ambulâncias, polícias, enterros e incontáveis sofrimentos.
A construção de mais um setor, o Setor Noroeste, implica a destruição de 820 hectares de massa verde calculada em 50 toneladas por hectare, contendo 70% de água. Isto é, estamos permitindo a devastação de 35 mil litros de água por hectare, guardados nas folhas, nos troncos e raízes, num total de 28 milhões de litros por dia.
Esses milhões de litros são a soma de um mais um, de unidades desprezadas pelos planejadores, engenheiros, arquitetos e administradores. Essas árvores e plantas, essa águas desprezadas são irrecuperáveis.
Chega-se à conclusão de que a inteligência do ser humano é pouco usada para observar, analisar, compreender, planejar e executar ações em benefício do sistema universal e natural ao qual pertence. Estamos diante de um ecocídio anunciado, tão certo quanto 1+1 e 2+2.

Nenhum comentário: