quarta-feira, 8 de abril de 2020

CARTAS DA PRISÃO - PESTE DE ATENAS


CARTAS DA PRISÃO

A certidão de nascimento da vida, no planeta Terra, data de 4 bilhões de anos, segundo cálculos matemáticos. No currículo da vida, no conjunto da biodiversidade submetida à evolução, registram-se fenômenos extraordinários. Vão da reprodução normal, de anomalias monstruosas, de mutações surpreendentes à extinção definitiva de muitas espécies. Lembro alguns fatos marcantes: a passagem, há 300 mil anos, dos Neandertais ao Homo Sapiens, as eras das mudanças climáticas, dos vulcões ao degelo. A vida resistiu a todas essas mutações no curso desses 4 bilhões de anos. Na luta pela vida, cada ser tentou salvar-se, competindo, cooperando, atacando com virulência os seres mais fracos. Uns se impuseram pelo tamanho e pela força. Outros, com táticas guerrilheiras, se tornaram invisíveis para atuar. Entre esses estão bactérias e vírus. Esses invisíveis organismos fazem parte de um sistema de predação agregado ao corpo da biodiversidade. Este sistema controla o desenvolvimento, o crescimento e a extinção de espécies que integram a biodiversidade. Nos últimos cem anos, o homo sapiens atravessou várias guerras contra os diferentes vírus. Além de duas guerras mundiais provocadas pelo grande predador – a própria espécie humana – com milhões de mortes. O historiador Tucídides, no livro História da Guerra do Peloponeso (430 a.C), relata a Peste de Atenas, Praga de Atenas ou a Peste do Egito, ocorrida durante o cerco das tropas espartanas, dizimando quase um terço das tropas atenienses sob o comando de Péricles. Atenas perdeu a guerra. A Grécia não desapareceu. Seus filósofos, dramaturgos, escritores, poetas estão em nossas bibliotecas.  O vírus19, surgido nos confins da China, circula silencioso por todo o planeta. O vírus passará.  A espécie humana aprenderá um pouco mais. Talvez se torne menor, melhor, mais sensata, mais sábia.
Nota:
O general Péricles evitou o confronto com as tropas espartanas, abrigando-se dentro das muralhas de Atenas-Pireu. A epidemia (provavelmente tifo) debilitou Atenas, levando Péricles à morte em 429 a.C. A epidemia matou grande parte da população e das tropas abrigadas em Atenas-Pireu.
O porto de Pireu, na Ática, é município vizinho a Atenas. É o principal porto da Grécia. A peste, originada na Etiópia, teria entrado a bordo de embarcações comerciais. A população de Pireu é estimada em 175.000 habitantes.
7.4.2020

Nenhum comentário: