domingo, 13 de janeiro de 2013

O PLANETA RODA



Expresso e compartilho minha alegria ao ver as nascentes jorrando água, milhares de gotas luminosas pousadas sobre fios de grama, capim e folhas.
A vegetação espessa do campo encharcado. As pequenas barragens de pedra ou paus e terra de cupim detêm corajosamente a velocidade da água, enfiando-a pelos poros da terra para encontrar os aquíferos profundos.
O Córrego da Mata Azul chiando, cascateando, cantando em tons agudos e graves. As águas mansas ou revoltas, espumando contra a rigidez das pedras milenares, se juntam ao Ribeirão das Lajes para a longa corrida ao mar e voltar, depois, no embalo das nuvens chuvosas.
Difícil imaginar, não fosse a astronomia, que as águas, as árvores, a bicharada, milhões de seres vivos, todos estamos girando no espaço infinito a bordo de uma esfera, impulsionada pela lei da gravidade e da inércia, a 30 km por segundo.
Iludidos pelo poder da luz do Sol, a cada manhã, achamos que é ele que nos visita quando, na verdade, somos nós que o procuramos incansavelmente todos os dias. É dele que nos despedimos à noitinha para sonhar olhando estrelas.
E tudo roda. As águas da fonte rodam. As águas do regato e do mar rodam. As plantas, os pássaros, as girafas e os elefantes rodam. O planeta roda. Eu rodo. Nós rodamos sem tempo para descansar. A felicidade roda. Quem inventou a roda?
13.1.2013

Nenhum comentário: