domingo, 6 de janeiro de 2013

É MENOS ÁGUA DO QUE SE ESPERAVA.


No mês de novembro, escrevi neste espaço:

É MUITO MAIS ÁGUA DO QUE SE IMAGINA.

Para o mês de dezembro, 2012, devo alertar que o período chuvoso nos deu menos água do que se esperava.
A precipitação total do mês de dezembro, 2012, no Sítio das Neves, conforme medição do pluviômetro, foi de 235,1mm, 6,8mm a mais do de novembro (228,3mm).
A média diária de 7,83mm foi levemente superior à de novembro (7,61mm).
O volume do mês,164,5 milhões de litros, na área do Sítio, embora maior do que a de novembro (159,8 milhões), não foi eficaz para a recarga dos aquíferos e movimentação das nascentes, pois tivemos quase três semanas de precipitação zero, num total de 18 dias secos. O curso dos córregos e o do Ribeirão das Lajes que se abastecem das nascentes dessa micro bacia não apresentam volume de água próprio do período o que leva a concluir que, se não for maior a precipitação em janeiro, 2013, as comunidades humanas poderão perceber dificuldades no abastecimento. Além de 18 dias de precipitação zero, nos dias 3,11,13,16,26,29 o volume de chuva foi de menos de 10mm, reforçando a intensidade da evaporação e prejudicando tanto a movimentação das nascentes quanto a infiltração.
Não fossem as centenas de pequenas barragens de captação e detenção das águas da chuva, meu Sitio teria visto esses 164 milhões de litros escorrerem morro abaixo em menos de meia hora. Graças a elas, a quase totalidade da água despejada pelas nuvens sobre os 700 mil metros quadrados ficou nas copas das árvores, nas raízes e nas gramíneas que cobrem densamente o solo.
Esse comportamento climático, porém, é indicativo de novas e diferentes estratégias que o ser humano, o cidadão deve definir para se adaptar à possível escassez de água, num país que se orgulha de abrigar ao redor de 12% da água disponível no planeta.

Área do Sítio das Neves: 700.000 m2.

Nenhum comentário: