quarta-feira, 25 de abril de 2012

SUSTENTÁVEL OU SUSTENTÁVEL

Os termos sustentável ou sustentabilidade, usados de forma abusiva, têm dois significados antagônicos, contraditórios e confundem até mesmo a mente de pessoas bem intencionadas, ecologistas e ambientalistas.
Existe a sustentabilidade do crescimento econômico – também dito crescimento sustentável – baseado na geração ou distribuição de renda para consumir, viabilizando todo tipo de indústrias que produzem bens para serem consumidos. É o atual programa econômico capitalista, neocapitalista, capitalismo humano, capitalismo participativo cujo indicador é o PIB. O PIB se tornou a referência filosófica, metafísica, política e norteadora da felicidade e da igualdade de todos diante das gôndolas dos hipermercados, das agências de automóveis ou balcões de aeroportos.
Há outra sustentabilidade baseada no equilíbrio da oferta dos diversos e inumeráveis elementos da riqueza natural para satisfazer necessidades, oferecer conforto e bem estar de quem os utiliza. Esta sustentabilidade depende, hoje e sempre, do racional crescimento e do controle da expansão da população e, ao mesmo tempo, um consumo racional e controlado dos bens extraídos da natureza. O crescimento da população e o consumo de bens, todos estes extraídos da natureza, têm que respeitar o ritmo e a velocidade da recuperação dos elementos vegetais e minerais necessários à produção de alimentos e de bens necessários ao conforto.
Atualmente, o sistema produtivo e o crescimento econômico baseados no consumo compulsivo e intensivo impõem um ritmo de destruição não condizente com a capacidade de recuperação da natureza. Esse crescimento é insustentável.
A mão humana, ao longo de milênios, é fazedora de desertos. Os desertos de hoje eram as florestas de ontem, a maior parte delas derrubadas pelo machado de pedra, de ferro, pela motosserra e por gigantescas máquinas.

Nenhum comentário: