quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NEGRO É NEGRO

 Negro é uma dessas palavras postas sob restrição e vigilância. Antigamente, negro era negro. Hoje, em certas circunstâncias, deve-se optar, respeitosa e diplomaticamente, pela expressão afrodescendente. E os negros da África, são o quê?
Tenho um amigo, Rafael Sanzio, geógrafo, professor renomado da Unb, a quem jamais me ocorreria identificá-lo como afrodescendente, mulato, moreno ou, pior ainda, pardo. Rafael Sanzio é negro, de ponta a ponta. Tudo nele é negro: sorriso, expansividade, fluência verbal, ironia, sarcasmo, competência. A negritude de Rafael Sanzio luze em qualquer ambiente.
Dou outros exemplos em que a patrulha ideológica, racial e social não tem sentido de se levantar contra a beleza dessa palavra e a riqueza de seu significado. Há canções, lendas e expressões que perderiam toda sua força e inspiração sem a presença dessa palavra mágica.
– Índia, teus cabelos, nos ombros caindo, negros como a noite que não tem luar..
– A coisa aqui está preta, dizia Chico Buarque, há alguns anos. E continua.
– O Negrinho do Pastoreio poderia ser branco? E o Saci? E o meigo Preto Velho? Na África, o Papai Noel é negro.
Nossa cultura, na qual a mentira é oficial e os eufemismos floreiam a linguagem, prefere-se o subterfúgio e a hipocrisia. Nada mais robusto do que dizer nuvens negras, amedrontadoras. Trata-se de nuvens que despejam água e água é vida. É apenas outra maneira de ver e compreender o mundo.
Minha amiga V. S., carinhosamente, chama seu homem de Negrão e o amado esposo é branco. Quanta mulher branca, de cabelo louro, diz a seu homem branco: vamos neguinho.
Em alguns países latino-americanos as mulheres não dizem “mi esposo” e, sim, “mi negro”. Querem um negro ao lado, mas vivem com um branco espanhol.
Vamos soltar o negro sequestrado pela quadrilha semântica.
Não sou eurodescendente. Eu sou branco e não vai nisso nenhuma ofensa.
Caro amigo Rafael Sanzio, você é negro de corpo inteiro. Negríssimo e humaníssimo.

Um comentário:

Arnaldo disse...

A maior virtude de um homem, não está na cor da sua pele, nem nos traços da sua raça. Mas nas atitudes, no respeito ao próximo. Tenho amigos negros, e os respeito da mesma forma, que respeito uma pessoa branca. Para mim a cor da pele e irrelevante, nos vivemos nos país onde ser branco, não é uma unanimidade.