sábado, 8 de outubro de 2011

RECEITA PARA A REDENÇÃO AMBIENTAL

A mesma inteligência usada para produzir bens, degradando as riquezas naturais, deve ser operada para preservá-las e facilitar a sobrevivência de todas as espécies vivas.
A receita para a longevidade de todas as espécies vivas, com ênfase na felicidade humana, consiste em diminuir gradativamente a emissão de CO2. Cada pessoa emite diariamente gás carbônico, o equivalente a 2,07/2,4 mil kg/mês, somando 24,8/28,8 mil kg num ano.
Como é sabido, os itens de consumo analisados que compõem a emissão de gás carbônico são: energia elétrica, gás de cozinha e tipo de transporte. Foram estabelecidas algumas médias de consumo para cálculo de emissão de gases: 100 KW por pessoa gera 0,32 t/mês ou 3,84 t/ano; três botijões por pessoa/ano emite 0,20 t/mês ou 2,4 t/ano; uso de transporte com combustível fóssil, rodando 850 km/mês, produz 1,55 t de CO2 no mês ou 18,6 t/ano, num total de 24,8 toneladas por pessoa, nos três itens, ao longo de um ano.
Um rigoroso e consciente controle do consumo desses três itens pode reduzir pela metade a emissão de gás carbônico no curso de um ano. É fácil calcular quantas toneladas a menos mandamos para a atmosfera no curso de 60 ou 80 anos. No Brasil, somos quase 200 milhões de pessoas. A economia de CO2 seria gigantesca.
Energia elétrica. Lâmpadas, chuveiro, ferro de passar, micro-ondas, aspirador de pó, rádio, TV, som, computador, telefone, geladeiras, freezer, máquina de lavar e de secar, parafernália de aparelhos de cozinha, secador de cabelo, umidificador, aquecedor, exaustor, ar condicionado são guerrilheiros que surgem inesperadamente em nossa vida e facilmente nos dominam. Reduzir de 100 KW para 80, ao longo de cem anos, não precisaríamos de muitas Belo Monte, nem os habitantes da selva amazônica seriam perturbados.
Gás. Os fabricantes de panelas e frigideiras têm apresentado modelos adequados à economia de gás de cozinha. A limpeza e a manutenção dos dutos de gás do fogão permitem maior eficácia e menos poluição ambiental.
Transporte. É o calcanhar de Aquiles da emissão de gases estufa e da qualidade do ar em nossas cidades. Para diminuir a quilometragem mensal:
·      Elabore um roteiro de todas as atividades que possam ser realizadas a pé.
·      Use a maior parte dos serviços próximos à sua residência. Nas pequenas lojas o contato pessoal faz bem a quem compra e a quem vende. Descubra os bons produtos que outras pessoas vêm comprar em sua rua e você desconhece.
·      Evite ao máximo os centros comerciais, especialmente os que exigem carro particular, estacionamento, engarrafamentos, nervosismo, impaciência. Poupar gasolina e tempo compensa o preço um pouco mais elevado das lojas de sua rua.
·      Use taxis que consomem biocombustível.
·      Reduzindo para 450 a quilometragem individual rodada no mês, a frota de 1,3 milhão de carros de Brasília faria uma economia de 520 milhões de quilômetros, em um ano, e uma diminuição de emissão de gases estufa de 11 milhões de toneladas. Os números são gigantescos e cruéis e nem por isso paramos para pensar.
Eliminar as queimadas, de qualquer proporção, reduzir a produção de lixo e, especialmente, levá-lo a seu devido lugar, contribui para diminuir a emissão de gases estufa e desacelera o aquecimento de nossas cidades e o do planeta.
A receita é esta. Com inteligência e olho no futuro de nossos netos e bisnetos é possível garantir a sobrevivência dos seres vivos e preservar a beleza de nosso planeta.

Nenhum comentário: