sexta-feira, 24 de julho de 2009

BIOGRAFIA DO INVESTIGADO

Em sua afoiteza de discursar à nação como se convencesse um grupo de sindicalistas a reivindicar aumento de salários aos donos do capital, o senhor Lula escorrega na casca da banana. Nada mais constrangedor para uma vaidosa senhora do que escorregar numa casca de banana na calçada cheia de populares e mostrar a roupa íntima descomposta.
Um desses escorregões do senhor Lula foi na posse de ministro de um dos tribunais da república. Com ar grave de madame que passeia na calçada, afirmou que o investigador não deve olhar apenas para sua biografia. “Nesse país, o investigador tem a obrigação de olhar para a biografia do investigado”.
Os ouvintes que lotavam o anfiteatro e os milhões de telespectadores que o escutavam perceberam os bigodes do senador Sarney nas dobras das roupas íntimas do presidente iluminadas pelos holofotes.
A Polícia Federal, há 40 anos, sabe que o senador Sarney não é nenhum ladrão de banana e não vai procurá-lo na feira do Guará. Sarney não é arrombador de carro em estacionamentos para roubar aparelhos de som. Sarney é acadêmico imortal e não pichador de paredes.
O que impressiona e fascina o senhor Lula, lendo a biografia de seu amigo Sarney, é que o senador ainda está em liberdade mesmo depois de tê-lo acusado de corrupto, rodeado por trezentos picaretas. O que o empolga é constatar que o Sarney foi um fâmulo da ditadura militar que ajudou a prender o sindicalista Lula e chegou à Presidência da República como defensor do estado democrático de direita. Mas a paixão maior do senhor Lula pelo senador não é porque Sarney se apropriou do Maranhão e do Amapá, desempossou um governador eleito e empossou a filha derrotada nas eleições ou porque nomeou secretamente toda a família para cargos públicos e empregou o namorado de sua netinha para uma função inexistente no senado.
O fato político determinante de sua incondicional admiração pelo senador é que Sarney conseguiu de forma indolor transformar o PT em apêndice submisso do PMDB e governar o Brasil com o pseudônimo de Lula da Silva.

Nenhum comentário: