segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

OURIÇO SUSTENTÁVEL




(Foto: ouriço ou porco espinho)

À noite o ouriço nos divertiu roendo mangas verdes em busca da amêndoa seu quitute preferido. Deixou a frente da casa coalhada de pedaços de manga cuspidos lá de cima. Depois de comer a amêndoa, joga o resto no chão. É muito hábil. Cospe como gente.
Ele se satisfaz ou contenta com as amêndoas de apenas meia dúzia de mangas. Diferentemente dos humanos, ele conhece o limite da comida disponível. A mangueira deste lugar onde ele nasceu, se criou e vive só dá frutos uma vez ao ano. Na falta de mangas, sai à procura de outras frutas e brotos.
Os promotores do crescimento econômico ainda não querem acreditar que as riquezas de nosso planeta têm limites e são finitas. Os ouriços já descobriram essa realidade há milhares de anos e vivem felizes. Enquanto os humanos não substituírem mangueiras por eucaliptos ou milhares de árvores frutíferas do cerrado por soja não sossegam. Pensam que sem devastar a natureza a felicidade não seja possível.

É bom aprender a sustentabilidade com os ouriços e tomar nota desde já que as riquezas do planeta são limitadas. É bom também lembrar que depois de nós ainda virão bilhões de seres vivos que desejam sobreviver e se reproduzir neste paraíso terráqueo.

Nenhum comentário: