terça-feira, 17 de dezembro de 2013

LÓGICA INVERTIDA




As medidas econômicas, especialmente as que se relacionam com o item sonho e símbolo do sucesso social – o automóvel – inverteram a lógica da segurança pessoal física e psicológica.
Um episódio relatado por um amigo mostra a inversão da lógica de segurança pessoal ameaçada por sequestradores e ladrões. Encontrou-se ele com amiga que havia trocado seu carro novo por um Hyundai Tucson de quase 18m3, com vidros escuros intransponíveis e blindados. Indagada a razão da troca, ela respondeu: por segurança.
Inverteu-se a lógica. A segurança é oferecida ilusoriamente pelo automóvel e não pelas racionais e emocionais atitudes de convivência entre seres inteligentes, por processos educativos de respeito e definição social de limites da liberdade.
A nova lógica de segurança é a de proteção seletiva, reforçando a desigualdade social. A maioria fica exposta à saga da insegurança que tem parte de suas raízes na garantia de privilégios. Nem de airbag e freios ABS precisam os que foram enquadrados artificialmente na categoria de salários acima da linha de pobreza, também dita classe média ou D e E, estimulados a adquirir o troféu do sucesso social.
Atravessamos a era mesozóica da cegueira social, da surdez econômica e da gagueira política.

Nenhum comentário: