terça-feira, 3 de julho de 2012

JOANA BARBOSA



Ouço uma freada a poucos metros de minha janela que dá sobre a L-2 Sul. São pouco mais de 8h. Joana vinha do Setor de Embaixadas para seu habitat natural nas quadras 406/407 da Asa Sul de Brasília. Livros na mão esquerda. Sacolas de supermercado na mão direita. Quando acaso nos encontramos, também moro na 406 Sul, pede-me dois reais para o cafezinho. Vai tomá-lo no Pão de Açúcar ou na Casa do Bacalhau. É das poucas leitoras de  meus livros que me chama pelo sobrenome impecavelmente pronunciado.
Joana é uma pedestre urbana de fato e de direito. Não tem casa, todos sabem. Atravessa as ruas ignorando olimpicamente a existência apressada e nervosa dos carros. Despreza do alto de sua convicção de pedestre a isenção do IPI que ajudou a encher de automóveis todas as ruas e espaços. A cidade e as ruas pertencem aos pedestres, espécie rara e em extinção. A cidade e as ruas pertencem a Joana como habitante dela e delas.
Usando seu direito de ir e vir por sua cidade e por suas ruas, encontrou fatalmente um carro dirigido por um condutor que eliminou de seu cérebro a existência de pedestres. Joana, de vestido longo, colorido, cabelos esbranquiçados caídos sobre os ombros é mais visível do que um semáforo. Sobre a pista cinzenta, de longe se vê seu busto ereto, um monumento feminino, uma escultura de Camille Claudel (lembrem de L’Abandon). Impossível não vê-la. E o impossível só é culminado pela febre F-1 de condutores nervosos que fizeram das ruas da cidade corredores esquizofrênicos, meio-carros, meio-homens.
Joana Barbosa, pedestre de fato e de direito, quis apenas caminhar de um lugar a outro em sua cidade. Foi arremessada ao chão, na L-2 Sul, por um iconoclasta que não aprendeu a distinguir esculturas vivas enfeitando ruas, calçadas e espaços abertos da cidade sob o sol imperturbável de julho.

2.7.2012

Nenhum comentário: