quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Foto: Sítio das Neves, Área de Proteção Permanente, Distrito Federal. Captação de águas da chuva e recarga de aquíferos. Responsável: Eugênio Giovenardi.


Ouviremos, hoje, boas intenções, promessas, números e ameaças em torno da água.

A urbanização se expande sobre nascentes. A agricultura usa mais água do que capta da chuva. Os rios continuam sendo poluídos. Os córregos secam ou se transformam em esgotos condutores de germes. O preço do copo de água aumenta. Grandes investimentos se fazem rio abaixo e quase nenhum rio acima.

Um terço da humanidade tem sede e dificuldade de saciá-la. As águas da chuva caem abundantes e gratuitas, levam nosso lixo aos lagos e rios, quando não nossas casas. Vão-se as águas, fica a desolação.

Temos água abundante no Amazonas. Falta-nos a inteligência da água. Este Dia Mundial da Água deveria servir de ducha fria na cabeça de todos os cidadãos brasileiros para transformar a retórica burocrática em ações práticas de captação das águas da chuva e proteção de nascentes que levam água a nossas torneiras.

Um comentário:

Sérgio Antunes de Freitas disse...

Prezado Eugenio,

Concordo que a água, assim como todos os outros recursos naturais, tem que ser usada com inteligência, com respeito à natureza etc.
Mas, com o crescimento desenfreado das populações, não haverá educação que dê jeito. É questão lógica!
Abraços
Sérgio Antunes de Freitas