sexta-feira, 4 de junho de 2021

ANTES DA INDEPENDÊNCIA

 ANTES DA INDEPENDÊNCIA

José Bonifácio de Andrada e Silva, se vivesse hoje, estaria abalado com as atitudes desastrosas do funcionário que ainda ocupa o Ministério do Meio Ambiente.
O Patriarca da Independência manifestava indignação contra a degradação ambiental inaugurada no Brasil Colônia: “Destruir matos virgens, como até agora se tem feito no Brasil (1821), é extravagância insofrível, crime horrendo e grande insulto feito à natureza”.
Escreveu José A. Pádua sobre José Bonifácio: Ele teve contato direto com o processo de construção do conhecimento ilustrado sobre o que chamavam de ‘sistema da natureza’. (Fonte: Revista PESQUISA FAPESP, N. 298)
A matança de nativos, a extração de minerais, o desmatamento, a queima da Amazônia e a garimpagem criminosa fazem parte do mesmo ideário insensato que se quer consolidar duzentos anos.
Em ECOSSOCIOLOGIA – RELAÇÕES HOMEM/NATUREZA, ofereço gratuitamente aos interessados algumas contribuições para o conhecimento e conversa com a natureza. Tel 61 9 99 81 28 07. Face Book, e-mail eugeniogiovenardi@gmail.com
Pode ser uma imagem de ao ar livre, árvore e texto que diz "ECOSSOCIOLOGIA RELAÇÕES HOMEM/NATUREZA HOMEM/ SEGUNDA EDIÇÃO REVISADA E AMPLIADA EUGÊNIO GIOVENARDI"
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário: