domingo, 2 de junho de 2019

ESPECIALISTAS EM ÁGUA


ESPECIALISTAS EM ÁGUA


Não sou especialista no tema água. Apenas acompanho há mais 40 anos, no DF, o movimento das águas que vêm de cima, das que correm na superfície e das que brotam de baixo. As informações que me auxiliam a compreender as águas são as mesmas que dão diplomas a biólogos, hidrólogos, engenheiros e outros especialistas.
As informações dadas à população por funcionários de órgãos públicos e da imprensa sobre água são incompletas por diferentes motivos: não se sabe o volume real de água dos reservatórios, os instrumentos de medição não são adequados, não há interesse em informar a real situação hídrica.
Os reservatórios estão cheios, dizem representantes de órgãos oficiais. A linguagem é matemática: 100%. Esses cem por cento são suficientes para, a longo prazo, abastecer a população?
A represa do Descoberto foi concebida para reter 103 km3 de água. Um km3 é igual a 1 bilhão de metros3 ou a um trilhão de litros. Então, algum profissional, sem medo de perder o diploma, pode dizer que 100% da Represa do Descoberto contêm hoje 103 trilhões de litros de água? A barragem pode estar cheia e não conter 103 trilhões de litros. Quem mediu o assoreamento da barragem?
Estamos contando com 100% do nível da barragem para abastecer a população do DF ou com 103 trilhões de litros de água? Quando a barragem chegou a 5%, deveria dispor de 5.150.000.000.000 de litros, volume que não decretaria o racionamento. Isto significa que os cinco por cento eram apenas um número matemático, sem base na realidade hídrica.
Com minha experiência, sem ser especialista em água, pela observação cotidiana das nascentes da Biocomunidade Sítio das Neves, durante 44 anos, posso informar qual é a vazão delas nos diferentes períodos do ano.
Os funcionários de órgãos públicos deveriam informar aos usuários sobre o volume real contido nas barragens que abastecem a população do DF e alertá-la constantemente sobre a irregularidade das chuvas, a redução do consumo em todas as áreas, em razão do aumento anual da população e da consequente diversidade do uso econômico e social da água. O consumo de água aumentará sem que se possa determinar qual será o volume de chuvas.
Não estaremos livres de racionamento, mesmo com a entrada das águas retiradas do lago Corumbá IV. O truque dos poços artesianos é praticado livremente para livrar-se da possibilidade de restrição no uso da água. Não há controle sobre a fácil perfuração de poços.
Muitas nascentes de água estão secando por excesso de sucção de águas subterrâneas que constituem a poupança hídrica limitada.
ÁGUAS DE MAIO 2013 A 2019

PLUVIÔMETRO DA ANA
SÍTIO DAS NEVES - DF
2013          25.3 mm
2014          26.0 mm
2015          42.0 mm
2016          38.9 mm
2017          64.2 mm
2018            9.1 mm
2019          16.3 mm
Em algumas áreas restritas do DF houve precipitações mais volumosas. Irregularidade das chuvas e mudanças climáticas andam juntas.





Nenhum comentário: