quinta-feira, 27 de junho de 2019

MEUS 85 ANOS



MEUS 85 ANOS

Nasci no dia 28 de junho de 1934, quinta-feira, às seis horas da manhã.
Tinha todos os indícios para ser a criança dócil e obediente.
Aos dez anos, meus pais, orientados por frades capuchinos, decidiram me enviar ao seminário, uma espécie da fábrica de padres.  
Ali estudei humanidades, filosofia e teologia. Na Universidade Federal do RS, cursei Ciências Sociais.
Com 24 anos fui ordenado sacerdote da Igreja Católica.
Durante sete anos repeti aos fieis os dogmas católicos. A uns, apontei o céu, a outros, o inferno. Participei ativamente de movimentos políticos. Aos 31 anos, fui tomado por dúvidas metafísicas com poucas respostas.
Os dias e os anos passavam e percebi que devia enfrentar decididamente os desafios da liberdade de pensar.
Estando em Paris, como bolsista do governo francês, aproveitei do ambiente ideal para pôr em questão minha fé, meu sacerdócio, meu contrato com a Igreja Católica. Em 1968, por meio de carta dirigida aos superiores imediatos, comuniquei meu desligamento da Ordem dos Capuchinhos e da Igreja Católica. Pelas normas do Direito Canônico, tornei-me apóstata e livre.
O Movimento de Maio/68 contribuiu para um novo olhar sobre o universo e sobre a trajetória da espécie humana.
Esta trajetória está contada em meus livros -
O HOMEM PROIBIDO e NO MEIO DO CAMINHO.
Nessa encruzilhada, o destino pôs, no outro lado da rua, a jornalista finlandesa Hilkka Mäki, vinda dos extremos da Europa, para juntos construirmos a casinha pequenina onde o amor se refugia, com a alegria da filha Aino Alexandra e das netas Luiza e Laura.

No meio da vida, com um novo olhar sobre a natureza, encontrei o significado da vida, da biodiversidade, da convivência humana.

Hoje, aos 85 anos, alegro-me em dizer que mais da metade desse tempo foi dedicada a ouvir e compreender os gritos de uma área de Cerrado, no Distrito Federal, devastada pela mão humana.
Esses anos marcaram meu reencontro com a natureza. Mostraram-me, claramente, que o tempo da destruição de vidas é curto e o da regeneração e convivência é pacientemente longo.
Compreendi, nesse tempo, o milagre da vida no planeta. Milagre, porque a vida é inexplicável.
Compreendi a linguagem das árvores e sua estreita ligação com a água. Aprendi a pôr os pés na água e os olhos no céu de  Aldebarã.
Compreendi que somos água e que sou água que fala.
Compreendi que as árvores falam, os pássaros falam, os animais falam, os insetos falam.
Compreendi que faço parte da biodiversidade e que, entre os predadores saudáveis no âmbito na natureza, a espécie humana é a mais eficaz e também a mais perigosa.
Compreendi, nesse tempo, que toda vida morre e toda espécie viva tende a desaparecer. Não desejo que a espécie humana desapareça como os tiranossauros.
É lamentável que a espécie humana acelere a extinção de milhões de espécies e o próprio desaparecimento.
Compreendi, nesses quarenta e quatro anos da lenta regeneração da Biocomunidade do Sítio das Neves, que é necessário, para retardar nosso desaparecimento, um novo olhar sobre a natureza.
Esse novo olhar sobre a natureza está sendo clamado pelas crianças e jovens do planeta. Eles imploram à geração atual que mude seu comportamento demolidor.
Venho, neste dia, dizer aos que vivem o milagre da vida que é necessário um novo olhar sobre a natureza para salvar a biodiversidade e salvar a espécie humana.
A vida é um milagre a ser preservado.
A Biocomunidade do Sítio das Neves é uma congregação de vidas que sustentam o milagre.
Meu sonho, revelado a Aldebarã, é que as crianças e os jovens do planeta Terra, um dia, se levantem, alcem os braços, cerquem as florestas, as nascentes de água, os pequenos córregos e impeçam as derrubadas, os incêndios, e defendam todos os animais e aves que a natureza criou.
Sonho com o dia em que nenhuma árvore mais será derrubada e que todas se encham de vidas.

Por isso, concluo:
Sou a pedra, sou a terra,
Sou o arbusto, sou a planta,
Sou a flor, a íris, a caliandra,
Sou a aranha e a ameba,
Sou a serpente e o tatupeba
Sou o pântano e o olho d’água,
Sou o fruto da mangaba,
Do pequi e do bacupari,
Sou a ave, o gavião, o sabiá,
Sou o peixe, a tartaruga, o caracol,
Sou o gato, o cão, o rato,
Sou o cordeiro, sou o lobo-guará,
Sou você, sou o outro,
E ambos somos todos,
E todos somos a vida
Para um canto universal.

28.6.2019

Nenhum comentário: