quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

MARIANA E BRUMADINHO

MARIANA


UMA FARSA CHAMADA MARIANA
A tragédia eco-humana, a maior das cinco já ocorridas há mais de dois meses, matou 19 pessoas, desalojou 160 famílias, destruiu a localidade de Bento Rodrigues, arrasou milhares de hectares de flora montanhosa e extinguiu centenas de espécies vivas ao longo de vales e rios. A tragédia está se transformando numa farsa chamada Mariana, encenada por atores mal-ensaiados da mineradora Vale do Rio Doce, BHP Biliton, Samarco e representantes de vários órgãos públicos federais, estaduais e municipais. O valor monetário estimado por esses atores para cobrir as irreparáveis mortes, o desalojamento de gente, a destruição do bairro e as irrecuperáveis perdas ambientais, até agora, está sendo avaliado em 20 bilhões de reais. Um desrespeito à dignidade de todas as vidas ali sacrificadas indistintamente de sua identidade. Uma farsa que se estenderá por 100 anos sem que esses atores sintam vergonha de estar atuando em praça pública. O que se deve questionar, diante deste e de outros fatos vindouros, é a mineração, seus processos e procedimentos. Nenhuma mineradora, no Chile, na China ou no Brasil é ecológica e democrática. Sabemos que parte do minério vai para a China a fim de salvar o PIB. O que não sabemos e que ninguém leu foram os estudos geológicos, guardados como sigilo de Estado no Ministério de Minas e Energia e Ministério do Meio Ambiente. Neles se autorizam e liberam furadeiras para fragmentação de rochas compactas, bombas de sucção, explosões e, em letras miúdas, alertam para os riscos, as consequências e as reações geológicas das montanhas devassadas, segundo advertiu timidamente o engenheiro Joaquim Pimenta de Ávila. Como Pompeia, o que restou do bairro Bento Rodrigues deveria ser cercado, protegido e declarado MUSEU DA INSANIDADE para que os visitantes, ao longo de séculos, sentissem pavor e vergonha desta farsa oficial chamada Mariana.
20.1.2016

MARIANA, DE NOVO, TRAGÉDIA ECO-HUMANA

Os órgãos oficiais, em disputa com as mineradoras, insistem em responsabilizá-las por crime ambiental doloso com o objetivo de aumentar o valor das multas que passou de um para vinte bilhões de reais. Focaram as investigações nas causas do rompimento das barragens. Trata-se de um exemplo no qual a obra se tornou maior do que a capacidade do criador em administrá-la. O criador da obra não compreendeu a complexidade das leis da natureza e da natureza das coisas. Insisto em que as mineradoras e o governo, em nome da tranquilidade da população, devam suspender os trabalhos de mineração e empreender novas pesquisas e estudos geológicos para determinar a quantidade de minérios que podem ser extraídos e os riscos ecológicos e humanos decorrentes de sua extração. Dadas as falhas observadas em todas as minas do mundo e em especial no Brasil, o princípio da precaução deve prevalecer mesmo que se tenha de lacrar minas como o fizeram outros países.
A vida no planeta e, em particular, a da espécie humana, não dependem essencialmente da mineração para sobreviver. Tendo ferro e aço, haverá tanques de guerra, metralhadoras e bombas que “justificam” milhões de empregos indiretos e enterram milhões de mortos. É possível que a Polícia Federal chegue à conclusão que o principal criminoso dessa tragédia eco-humana seja quem autorizou a escavar montanhas sem estudos abalizados e advertências inquestionáveis do ponto de vista ecológico e humano.

BRUMADINHO

É imprescindível repetir aos ouvidos e aos cérebros dos fanáticos do crescimento econômico e dos adoradores do PIB que estão cometendo, irresponsavelmente, crimes eco-humanos. Esses crimes eco-humanos cometidos repetidamente, em muitas atividades econômicas, estão destruindo vidas e aumentado os sofrimentos universais dos seres vivos.
Quantos empresários, altos funcionários e grandes investidores da VALE estavam no refeitório de trabalhadores soterrados pela lama?
27.1.2019

Nenhum comentário: