segunda-feira, 22 de julho de 2013

MATÉRIA CONSCIENTE

JATOBÁ  (SÍTIO DAS NEVES - DF)

 
Não sei se as plantas sabem o que eu penso delas, mas como matéria consciente, composta dos mesmos elementos de qualquer forma de vida – hidrogênio e carbono – eu tenho obrigação de compreendê-las. A consciência de minha existência e da existência de todas as formas de vida amplia minha concepção da natureza no sentido de compreender o fato essencial que une todos os seres: a vida.
A vida é um fato. Este fato é iniludível. A vida se comunica e intercomunica. Vidas dependem de vidas. Em consequência, os seres vivos são interdependentes. Dependemos uns dos outros. O respeito à vida constrói o fundamento da ética e da moral ambiental.
O que se vê no ambiente que nos cerca? A matéria inanimada como as pedras, as areias, a terra. A matéria viva, da gramínea ao arbusto e às gigantescas árvores, do inseto invisível ao mosquito da Dengue, do batráquio à baleia. A matéria consciente, também dita homo sapiens, homo faber. A relação entre esses três conjuntos de matéria desafia, ao longo das mudanças climáticas, a sustentação da vida no planeta Terra.
A natureza nos dá esse ambiente complexo no qual se movem a matéria e as vidas. Os fenômenos naturais e as mudanças climáticas modificam de forma mais ou menos clara e perceptível toda a matéria existente no planeta. A inter-relação dos elementos constitui o segredo da natureza das coisas.
                           MATÉRIA INANIMADA 
                                                                        MATÉRIA VIVA
 MATÉRIA CONSCIENTE

Cada um dos elementos do conjunto tem sua função na interdependência dos seres. A função da matéria consciente é compreender seu próprio papel e a ação de todas as outras formas de vida. O ser consciente não é o centro das atenções da natureza. É tão somente um dos elementos do conjunto. Ter evoluído para a consciência de si mesmo é o mistério da natureza. É um privilégio, é um risco, é uma ameaça e é uma esperança.
Meus últimos escritos foram influenciados por essas relações binárias e ternárias, além das relações próprias de cada unidade do conjunto. As consequências, efeitos e resultados das relações entre os elementos do conjunto e das relações binárias e ternárias afetam o conjunto e o sistema.
Uma guerra humana transtorna todos os seres vivos e afeta a composição da matéria inanimada. Certos processos de produção de alimentos executados pelo ser consciente transformam a matéria viva em matéria inanimada, causando pequenos ou grandes desertos eliminando a água fonte de vida.

A evolução do cérebro humano tem ainda um longo caminho a percorrer para garantir a continuidade da vida no planeta.

Nenhum comentário: