quarta-feira, 10 de julho de 2013

HUMANIFESTO



“Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas nunca esmorece, procura vencê...

Contra a farta de respeito
Cada um tem seu direito.”
Patativa do Assaré

As manifestações de rua da última quinzena de junho despertaram a sociedade brasileira. O basta! soou como um trovão. A explosão popular, sem nome e sem rosto, tomou de surpresa os mais altos escalões do governo e transformou as ruas num imenso congresso nacional aberto, livre e independente. Uma onda volumosa de insatisfação pelos rumos das decisões administrativas, econômicas, financeiras, sociais e culturais, conjugada à indignação diante dos malfeitos, da corrupção e da impunidade, pôs às claras os procedimentos do mau uso da democracia política.
Fracassarão as tentativas de apropriação indébita das manifestações populares, da superposição de agendas para dispersar o foco das mudanças, da imputação de responsabilidades para safar-se do julgamento eleitoral. A farsa generalizada, as mentiras veiculadas nas propagandas oficiais, o estímulo quase criminoso ao consumismo degradante foram desmascarados e o rei ficou nu.
As ruas, de norte a sul do país, demonstram que democracia não se confunde com poder. O conteúdo expresso nos cartazes indicou a necessidade de humanizar a convivência, democratizar a democracia e civilizar a civilização brasileira, apontando para um futuro humanizado, de paz, de convivência igualitária, de respeito às leis, aos cidadãos, à biodiversidade social e à biocomunidade ecológica. Há que ler a outra face do cartaz.
É previsível que, em pouco, já não se ouvirão vozes nas ruas, nem serão lidos cartazes de sagaz inteligência, de fina ironia ou de severas admoestações. Mas seu eco permanecerá e a sociedade, a administração pública, o governo, o congresso nacional e os tribunais da república não o extinguirão impunemente.
O humanifesto das ruas está a indicar mudanças, não apenas para eliminar a vírgula dos preços do transporte, mas para o que está além da vírgula. Aponta para mudanças que afetam decisões tomadas em círculos fechados onde se estabelecem os custos e os preços da cesta básica de alimentos, das anuidades escolares, das consultas médicas, do transporte público, dos investimentos supérfluos e do desperdício do dinheiro do povo. Mudanças nos rumos da atual filosofia econômica que privilegia grandes instituições empresariais da indústria, do consumo e de bancos consolidando as desigualdades na educação, na saúde, na moradia, no trabalho e na renda do cidadão.
O humanifesto das ruas passa ao largo dos indicadores fartamente anunciados para justificar o crescimento econômico a qualquer custo humano e ambiental, e aponta para o desenvolvimento da consciência política, da justiça social, da moralidade, da ética, da preservação das diferenças culturais e da diversidade de opiniões com direito à expressão livre e ao respeito.
O humanifesto das ruas é outro para quem quer ouvi-lo. Educação universal e gratuita, conhecimentos básicos e sólidos, ampliação da capacidade de pensar, criticar e agir são os ingredientes da receita que parece não ter alcançado os políticos, os ideólogos, os formadores de opinião e os manipuladores do poder.
Vivemos numa alvorada em que a cidadania começa a sentir o incômodo do cabresto de decisões políticas pseudodemocráticas e a arrogância obtusa do cavaleiro soberano. (EG)

Eugênio Giovenardi – ANE, IHG/DF
João Alfredo Sinício – IKONE
João Carlos Taveira – ANE, IHG/DF, ABrL

José Santiago Naud – ANE, IHG/DF

Nenhum comentário: