sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HERANÇAS MALDITAS

Refrescar a memória, num pais em que o crime de hoje abafa o de ontem, é um bom exercício contra o Alzheimer. Tivemos, no governo do Dr. Getúlio Vargas, o mar de lama, o crime da Rua Toneleiros. Os carnavais do Rio de Janeiro soterraram tudo sob o Sambódromo.
Mais perto de nós falou-se de uma herança maldita que o governo do sociólogo Fernando Henrique Cardoso havia deixado ao metalúrgico Luis Inácio Lula da Silva. Uma herança econômica empobrecida pelo ataque dos tigres asiáticos, preço do petróleo, privatizações a preços discutíveis. Qualquer passo do novo governo vinha precedido por um pontapé nessa herança maldita.
Passou o governo Lula, passaram os mensalões do senhor José Dirceu, os aloprados, os sanguessugas, os lulinhas, a Casa Civil, mais conhecida como casa da mãe Joana, as raposas da velha política reabilitadas em nome da governabilidade. Uma nova classe média foi tirada dos grotões para devorar computadores, celulares, televisões, automóveis financiados em 80 prestações, geladeiras, máquinas de lavar paga-três-leva-uma. Milhões de famintos passaram a comer e a investir na poupança. O Proune diplomou milhares de doutores semianalfabetos. Tudo isso escondia uma herança maldita chamada leniência, corrupção, afago aos chantagistas aliados, blindagem do centro do poder, panos quentes sobre cortes sangrentos, impunidade revoltante.
Quem recebeu a herança maldita do metalúrgico ex-presidente? Quem recebeu de herança o senhor Palocci? Quem levou para casa o pacote falso chamado Ministério dos Transportes, DNIT e companhia? Quem amealhou a fortuna do Ministério do Turismo da Senhora Marta Suplicy? Quem receberá o espólio do Ministério da Agricultura?
A presidente Dilma Rousseff é parte da herança Lula. Ele e ela sabiam de tudo o que se passava no governo em nome da governabilidade. O socialismo foi substituído pelo pragmatismo. Será tudo isso herança ou crescimento cumulativo de crimes contra o país orquestrado por uma sociedade organizada para atender seus interesses privados com a estreita colaboração de sucessivos governos lenientes?
Vale a pena ensinar aos filhos, netos e bisnetos os deveres do cidadão enquanto eles veem o dinheiro dos impostos sorrateiramente  enriquecendo políticos e funcionários comissionados espertos, canalhas, ladrões que se passam por alta sociedade, elite, grã-finos, socialites do Jet set internacional?
Eu desejo que a Presidente Dilma Rousseff deixe ao país uma herança de valor inesgotável: trabalho decente que dignifica o cidadão.

Nenhum comentário: