quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ELEITORES DA PÁTRIA GRANDE

O jornalista enfiou o microfone na boca do eleitor ao lhe perguntar o que esperava do futuro presidente.

O homem tinha o rosto roído pelos anos de sofrimento. Vestia mais do que modestamente. Alpargatas nos pés rachados. Atônito com a indagação, o desempregado tentou a resposta.

− Trabalho.

− Que tipo de trabalho? − insistiu o repórter eleitoral.

− Não tive estudo, porque onde eu tava não tinha escola. Se eu tivesse estudo eu tavaria com uma boa profissão.

Na desagregação do eleitorado de 135,8 milhões de votantes para se conhecer o grau de instrução e possível capacidade para discernir entre programas de candidatos, encontram-se estas categorias: 8,012 milhões são analfabetos; 19,8 milhões dizem saber ler e escrever, mas não frequentaram escola; 44, 8 milhões têm primeiro grau incompleto. Mais da metade dos eleitores possui diminuta capacidade de entender a linguagem dos candidatos e o conteúdo de seus programas. Com certeza, entenderão se lhes disserem que o governo continuará dando dinheiro do Bolsa Família.

Por falar nesse programa, o ministério da fome propôs aumentar o número de assistidos de 12,7 milhões de famílias para 13,2 milhões. Inclui-se `um milhão e meio de novos beneficiários. Se os assistidos do Bolsa Família são considerados de extrema pobreza, a que categoria pertencem esses novos beneficiários?

Há poucos dias, o IBGE e o IPEA informaram que o número de pobres havia diminuído e a desigualdade estava sendo reduzida.

O entrevistado, apesar de analfabeto, sabe que trabalho é a solução básica para vencer a pobreza. Os governantes preferem aliená-lo dando-lhe dinheiro para comer e mantê-lo pobre.

O Brasil é um país continental, uma pátria grande.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de,um dia,ver o Brasil com SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE e SEGURANÇA SOCIAL desenvolvidos.Tal como em toda a Europa.Ai,ele cantaria de Galo para todo o Continente Americano,mesmo para a mafia das seguradoras dos E.U.e os seus lacaios,os Patrões Conservadores da Treta....E irracional morrer de fome ou doente,sem medicação,num Pais imensamente RICO.O BRASIL E RICO...

Wilson Garcia disse...

Observador:Eu nao acredito que voce acredita que o bolsa familia seja apenas um incentivo ao ocio,e claro que nao,usa o quem precisa e enquanto precisar, depois para de receber, e assim que funciona, alem do mais venhamos e convenhamos,nao se pode negar que o pais brasil de hoje ja melhorou muito a economia o emprego esta em pleno vapor, ate mais que os paises piseudos primeiro mundo,que parecem estar numa decadencia dificil de sair.Nao se pode negar tambem que o social melhorou demais,ainda resta muita coisa mas se contimuarem neste caminho ninguem segura este continente chamado brasil.

Anônimo disse...

Wilson,
Agradeço sua visita. O Bolsa Família sustentava 12,3 milhões de famílias e agora passou para 13,5 milhões. É assim que funciona antes das eleições de outubro. Não sou tão ingênuo para não perceber que injetando 10 bilhões de reais via consumo, necessariamente há circulação de dienheiro. O que eu penso é que se o mapa da pobreza é conhecido por que não se investe ali onde eles estão, utilizando a mão de obra local, com educação de qualidade e treinamento profissional?
A pátria grande se constrói com trabalho digno e remuneração justa.