terça-feira, 10 de agosto de 2010

CASA MAIS CARA

Minha diarista Laurismênia, pega o ônibus das seis da manhã e chega no serviço às oito. Disse-me que ouviu no rádio que a casa própria está cada dia mais cara. Ela já vinha notando que o preço do material e da mão de obra subia mais de pressa do que as paredes.
Como leio vários jornais, revistas, escuto rádio, vejo noticiários de TV, conheço o Minha Casa Minha Dívida, tenho amigos arquitetos e engenheiros, procurei explicar-lhe as razões do problema. Comecei assim:
−Há um déficit habitacional de 7 milhões de moradias − você sabe o que é déficit? Não? −é a falta de moradia. O que encarece a construção da casa é a carência de gente especializada. Falta carpinteiro, azulegista, armador. Só tem servente de pedreiro e a maior parte deles levanta a parede torta, com barriga para fora. Por isso, o bom pedreiro cobra caro. Não fica por menos de 30 reais por dia. E o crédito que você conseguiu na Caixa só dá para construir lá em Valparaíso, longe de tudo, especialmente de seu trabalho.
E aproveitei para esclarecer de forma didática e peremptória a combinação dessa trama que aumenta o custo da casa.
− Pra senhora ter uma ideia, o custo do metro quadrado subiu 5,10% no ano. Mais que a inflação nesse período. Somente em julho, o Índice Nacional da Construção Civil deu um salto de 0,74%, um exagero diante da variação de 0,01% da inflação oficial medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A senhora me entende? E pra senhora que mora aqui, no Centro-Oeste, o custo da construção ficou ainda maior. Apresentou alta de 2,26% no mês de julho, a maior do Brasil, acumulando, no ano, elevação de 7,61%, mais do que o dobro da variação do IPCA no mesmo período, de 3,10%. Laurismênia arregalou os olhos.
− Então é por isso, disse ela, com as duas mãos segurando a ponta do cabo do rodo e olhando pro chão.
Ao ver o rosto apatetado da diarista, compreendi porque não existe mais oposição no Brasil. Está todo mundo de acordo com ele.

Nenhum comentário: