sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CAUSAS E SINTOMAS

Numa época de pensamento único, cuja essência é o consumismo desvairado e compulsivo, excitado pelos títeres do poder político e econômico, a palavra é usada na contramão da razão.
É preciso, pois, compreender a nova lógica do raciocínio e voltar aos peripatéticos da antiga Grécia ou aos sarcásticos sofistas para quem um bípede implume poderia ser eventualmente um homem. Mais comum é a mentira se transmudar em ordem.
Eis alguns resultados do exercício intelectual da razão de alguns políticos, economistas e estatísticos atuais em que os meios se transformam em causas e os sintomas produzem remédios.
− o casamento é a causa do divórcio.
− o orçamento é a causa da corrupção.
− a água é a causa da sede.
− o banco é a causa do assalto.
− o sexo é a causa do crescimento populacional.
− a arma é a causa do assassinato.
− a uva é a causa da bebedeira.
− o sapato é a causa do calo.
− a vida é a causa da morte.
− a corda é a causa do suicídio.
− o policial é a causa da prisão.
− o político é a causa do voto.
− a lei é a causa da transgressão.
− o rio é a causa do afogamento.
Essa lógica invertida sustenta grande parte das soluções propostas a resolver dificuldades que o cidadão enfrenta no trânsito, no emprego, na fila do hospital, no convívio social e nas relações com ambiente que o rodeia.
Não é de estranhar que aumentem e se intensifiquem os surtos de esquizofrenia administrativa de nossos governantes, submetendo a sociedade a decisões equivocadas na ânsia de comprovar a lógica utilizada.

Nenhum comentário: