FUNÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA
O milagre da vida, sua manifestação
multiforme e diversificada pela evolução, está acima e além de qualquer
explicação. A evolução dos hominídeos estabeleceu uma função privilegiada para
o funcionamento do cérebro da espécie sapiens? O dom da palavra, a exposição de
conceitos, a capacidade utilitária dos sentidos, a posição ereta e o uso
multiforme das mãos contribuíram para o desenvolvimento do cérebro do homo sapiens. A espécie humana se isolou
como mandatária absoluta e ditatorial, sem oposição ou concorrência, para uso e
destino de todos os elementos que a natureza oferece para sustentação e
reprodução da teia da vida. Por que, diante da natureza, o cérebro humano pode
ter diferentes intepretações? Sobreviver e se reproduzir são leis imutáveis,
imanentes e impostas pela auto-organização da natureza das coisas. A vida é um
fato. Qual é, então, a função específica do homem sapiente na manutenção da
teia da vida?
A função de um
elemento físico de um conjunto se manifesta quando se relaciona com um ou mais
elementos de outro conjunto. A função determina uma relação entre os elementos
de dois conjuntos. O homo sapiens, do
conjunto seres vivos, se relaciona com um ou mais elementos do mesmo ou de
outro conjunto (água, solo, ar, luz, árvores). O primeiro conjunto é chamado de
domínio e, o segundo, contradomínio da função ou reação. Nesta análise
confrontam-se ─ natureza e espécie humana ou homo sapiens.
Ação do homo sapiens frente à Natureza. Usando a
fórmula matemática, Natureza é igual, isto é, reage à função de HS. N= f(HS). O
exercício da função do homo sapiens
determinará respostas da natureza por meio de reações de cada elemento ou solidariamente
de todos os elementos que integram o mesmo sistema. A relação do homo sapiens com
a água é igual à f(HS) – Os diferentes usos da água podem afetar o volume e/ou sua
qualidade. O sistema físico é um conjunto de elementos integrados: água, solo,
ar, luz/calor. Eles se intercomunicam e podem afetar simultaneamente as
espécies vivas. Então, água-solo-ar-calor respondem à f(HS), isto é, reagem
segundo o uso que se faça desses elementos. Uma perigosa bomba atômica pode
explodir se a função homo sapiens não
se relacionar racional e sabiamente com o conjunto desses elementos do sistema
que a natureza utiliza para sustentação e reprodução da biodiversidade.
Definir e compreender a função da espécie
humana (Sócrates: conhece-te a ti mesmo) podem representar a raiz do processo
educativo, desde a infância, para manutenção da teia da vida, da felicidade, da
paz individual e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário