quarta-feira, 17 de julho de 2024

FUNÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA

 

FUNÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA

 

O milagre da vida, sua manifestação multiforme e diversificada pela evolução, está acima e além de qualquer explicação. A evolução dos hominídeos estabeleceu uma função privilegiada para o funcionamento do cérebro da espécie sapiens? O dom da palavra, a exposição de conceitos, a capacidade utilitária dos sentidos, a posição ereta e o uso multiforme das mãos contribuíram para o desenvolvimento do cérebro do homo sapiens. A espécie humana se isolou como mandatária absoluta e ditatorial, sem oposição ou concorrência, para uso e destino de todos os elementos que a natureza oferece para sustentação e reprodução da teia da vida. Por que, diante da natureza, o cérebro humano pode ter diferentes intepretações? Sobreviver e se reproduzir são leis imutáveis, imanentes e impostas pela auto-organização da natureza das coisas. A vida é um fato. Qual é, então, a função específica do homem sapiente na manutenção da teia da vida?

A função de um elemento físico de um conjunto se manifesta quando se relaciona com um ou mais elementos de outro conjunto. A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. O homo sapiens, do conjunto seres vivos, se relaciona com um ou mais elementos do mesmo ou de outro conjunto (água, solo, ar, luz, árvores). O primeiro conjunto é chamado de domínio e, o segundo, contradomínio da função ou reação. Nesta análise confrontam-se ─ natureza e espécie humana ou homo sapiens.

Ação do homo sapiens frente à Natureza. Usando a fórmula matemática, Natureza é igual, isto é, reage à função de HS. N= f(HS). O exercício da função do homo sapiens determinará respostas da natureza por meio de reações de cada elemento ou solidariamente de todos os elementos que integram o mesmo sistema. A relação do homo sapiens com a água é igual à f(HS) – Os diferentes usos da água podem afetar o volume e/ou sua qualidade. O sistema físico é um conjunto de elementos integrados: água, solo, ar, luz/calor. Eles se intercomunicam e podem afetar simultaneamente as espécies vivas. Então, água-solo-ar-calor respondem à f(HS), isto é, reagem segundo o uso que se faça desses elementos. Uma perigosa bomba atômica pode explodir se a função homo sapiens não se relacionar racional e sabiamente com o conjunto desses elementos do sistema que a natureza utiliza para sustentação e reprodução da biodiversidade.

Definir e compreender a função da espécie humana (Sócrates: conhece-te a ti mesmo) podem representar a raiz do processo educativo, desde a infância, para manutenção da teia da vida, da felicidade, da paz individual e social.


 

Nenhum comentário: